Teresópolis toda na Internet

 

 

Trabalhos de reconstrução no interior

Liberação da Estr. da Prata e outros serviços


Serviços de melhoria da Estrada do Boqueirão, em Vargem Grande - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 24/03/2011
- Com os trabalhos emergenciais em fase final, como a abertura dos acessos nas estradas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em conjunto com o Governo do Estado, está investindo na melhoria da qualidade das vias, construção de bueiros, dragagem dos rios, instalação e monitoramento das pontes provisórias e construção de galerias, entre outras ações.

Funcionários do município, com o auxílio de cerca de 70 equipamentos, entre máquinas e caminhões, estão realizando os serviços no interior do município.

A Prefeitura está atuando com 30 homens, seis máquinas retroescavadeiras e quatro caminhões e o Governo do Estado com máquinas mais pesadas utilizadas na dragagem dos rios, por exemplo.

Os funcionários da Secretaria de Agricultura já estiveram em Vieira, Cruzeiro, Arrieiro, Santana e Vale Alpino realizando melhorias da qualidade das pistas. Também já foram recuperados bueiros e valas de drenagem das estradas. Na Fazenda Alpina, por exemplo, cinco bueiros foram reconstruídos até o momento. A Prefeitura também realiza tapa buracos em diversos pontos de estradas danificadas pelas chuvas, como a Estrada de Água Quente.

Há também os serviços de construção de galerias em locais onde há córregos. Está sendo feito o manilhamento e o aterramento para permitir tráfego. Esse é o caso, por exemplo, da comunidade de Callado, em Vieira. Alargamento de estradas afetadas, como Santa Rita, Vale Alpino, Vieira (Callado e Palmital) e Lúcios, e colocação de bica corrida (mistura de pedra e brita) para melhorar as condições da pista, proporcionando melhor trafegabilidade, são serviços que também estão sendo executados, em Vargem Grande, por exemplo.

Liberação da Estrada da Prata

Trecho da Estrada da Prata que dá acesso à BR-116 - Foto: Marco Esteves
Visando a desobstrução e manutenção de vias públicas, equipes da Secretaria de Obras estão sendo designadas para a tarefa em diversos pontos da cidade.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 24, operários da Secretaria trabalharam durante todo o dia na Rua Wenceslau José de Medeiros, no Vale da Prata. Mais conhecida como Estrada da Prata, a via foi parcialmente interditada, no trecho entre a bifurcação até a BR 116 (Rio-Bahia), desde os primeiros dias após a enxurrada de 12 de janeiro, por oferecer riscos aos moradores, veículos e pedestres.



Através de um embargo judicial pleiteado pelos moradores que temiam por suas casas interditadas pela defesa civil, as intervenções do governo municipal só foram possíveis após a liberação da justiça em acordo com os moradores do local.

A operação conta com cinco caminhões trucks, uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, além de diversos funcionários da Prefeitura. “Estamos fazendo uma contenção no terreno para segurar a terra, evitando, com isso, que ocorram novos deslizamentos. Além desta área, também vamos percorrer outras onde a chuva tenha provocado estragos”, ressaltou o Subsecretário de Obras e Serviços Públicos, Tião Correia, que acompanhava pessoalmente a operação.

Além desses serviços, a secretaria continua com trabalhadores realizando limpeza e manutenção das ruas Armando Vieira (Bairro do Tiro), Antonio Rodrigues (Prata), Minas Gerais (São Pedro), Presidente Roosevelt (Golf) e na Praça Olímpica (Várzea). Recuperação de galerias também acontece nos bairros do Rosário, Alto, Várzea, Taumaturgo, Agriões, Fazendinha e Meudon. Operários ainda persistem com os trabalhos de retirada de lama na Posse.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui