Teresópolis toda na Internet

 

 

Fisioterapeutas do UNIFESO se destacam

3º e 4º lugares em concurso do HUPE


Vanessa e Alan - Foto: UNIFESOTeresópolis, 24/03/2011
- Ao cursar o Ensino Superior, a grande aspiração de muitos estudantes é passar em concursos para ter uma boa colocação no mercado de trabalho, objetivos alcançados com excelência por dois egressos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Os fisioterapeutas Alan Lopes de Oliveira e Vanessa Araújo Silva, formados no segundo semestre de 2010, foram aprovados em terceiro e quarto lugares, respectivamente, no concurso de Residência Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para vagas no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Na disputada seleção para integrar o programa – com média de 40 candidatos por vaga – ao todo foram selecionados seis fisioterapeutas, contando com os dois do UNIFESO.

Devido ao bom desempenho da dupla, a Instituição ficou na frente com o maior número de Residentes no Programa de Fisioterapia do HUPE, hospital que é referência no Estado do Rio de Janeiro.

“O programa de graduação em Fisioterapia do UNIFESO proporciona ao aluno um conhecimento geral das várias áreas da saúde em que um fisioterapeuta pode atuar. Os grandes diferenciais da Instituição são a Clínica-Escola e o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano, pólos que permitem uma aproximação real da parte prática com a teórica da matéria estudada. É importante ressaltar ainda o Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão que a Instituição oferece aos alunos, por este exaltar a importância da Medicina baseada em evidências. O resultado geral é a capacitação do aluno para a prática de atividades em distintas vertentes da saúde”, observou a estudante Vanessa.

Vanessa contou que o período de estudos para a prova foi bem curto, uma vez que estava finalizando seu trabalho de conclusão de curso no mesmo mês que foi lançado o edital. “Tracei um plano de estudo com base nos assuntos descritos no edital do concurso e optei por fazer uma pequena revisão dos assuntos que julguei mais importantes”, contou.

O fisioterapeuta Alan também não teve muito tempo para se preparar pelo mesmo motivo de Vanessa. No entanto, ele destacou a qualidade do curso de graduação do UNIFESO como primordial para esta conquista. “O programa estrutural do curso propicia ao aluno uma visão integrada do conteúdo que vê em sala de aula com a realidade clínica. A inserção precoce dos alunos nos cenários de prática clínica possibilita um maior contato dos mesmos com as atividades inerentes à profissão, despertando nestes um desejo continuado de crescimento que os levam a uma pró-atividade na busca pelos novos aspectos vivenciados”, avaliou, citando a competência do corpo docente.

Já desenvolvendo atividades de rotina e plantão no HUPE, Alan continua planejando seu futuro profissional apontando esta experiência como mais um acréscimo importante ao seu currículo. “A possibilidade de desenvolver um aprendizado em treinamento numa instituição referência irá contribuir muito para meu crescimento através das distintas experiências vivenciadas na prática de um hospital de alta complexidade. Além do crescimento intelectual, o programa garante ao Residente um título de especialização após o término do mesmo, sendo esta titulação de fundamental importância para concursos posteriores, já que o desejo de crescimento é contínuo”, concluiu o estudante.

UNIFESO - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui