Teresópolis toda na Internet

 

 

Formação continuada de professores

Prefeitura, MEC e UFRJ em parceria

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 22/03/2011 - Oferecer informações e conteúdos, trabalhar a racionalidade dos profissionais e produzir, a partir do domínio de novos conhecimentos, o aperfeiçoamento em posturas e formas de agir.

Estes são os objetivos da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação que, em conjunto com o MEC (Ministério da Educação) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), está oferecendo a partir deste mês dois programas de formação continuada aos seus profissionais de matemática e língua portuguesa: Pró-Letramento e Gestar II.

“A implementação de programas e cursos de formação continuada, que visam o aperfeiçoamento em cognições e práticas educativas tem sido um exercício constante na gestão da atual administração municipal”.

Para o Prefeito Jorge Mario, a formação continuada é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade, e a Secretaria Municipal de Educação obriga-se a fazer o possível para oferecer essa oportunidade de aprendizagem aos seus profissionais. “Aperfeiçoar o educador para a modernidade através de uma formação continuada propicia oportunidades e estímulos que são importantes para qualquer profissional”, destacou o Prefeito.

Pró-Letramento

É um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. É realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, e conta com a adesão dos estados e municípios. Participam do programa os professores que estão em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais, em 21 encontros semanais com 4 horas de duração.

Em Teresópolis, a aula inaugural aconteceu no dia 14 de março e os encontros continuarão a ocorrer às segundas-feiras, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, sempre às 18 horas. O certificado é conferido pela UFRJ / Centro de Filosofia e Ciências Humanas / Faculdade de Educação aos cursistas que obtiverem ao menos 75% de frequência e realização de atividades individuais.

Gestar II

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do Ensino Fundamental em exercício nas escolas municipais. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

Também em parceria com a UFRJ e o MEC, o programa tem encontros quinzenais que acontecem aos sábados, das 8h às 12 horas no CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro, e teve sua aula inaugural no último sábado, 19 de março.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui