Teresópolis toda na Internet

 

 

Fórum sobre recuperação econômica

R$ 6 milhões para cidades atingidas

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 19/03/2011 - Realizado nesta sexta, 18, no Hotel Alpina, o evento “Recuperação Econômica dos Municípios da Região Serrana” reuniu representantes das 32 entidades que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, os prefeitos de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal, entre outras cidades, bem como deputados estaduais, secretários do Governo Sérgio Cabral e representantes do SEBRAE.

Na pauta, a apresentação da agenda de ações para a retomada econômica dos municípios da Região Serrana atingidos pelo temporal de 12 de janeiro. Palestra sobre a agenda da Comissão Parlamentar de Inquérito da Região Serrana, as ações do Governo do Estado focadas na reconstrução dos municípios fluminenses em estado de calamidade pública e as iniciativas executadas pelas entidades direcionadas aos empresários e produtores rurais também foram abordadas durante o encontro.

O Presidente da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Deputado Estadual Paulo Melo, que também preside o Fórum, afirmou que depois do atendimento emergencial das vítimas da calamidade, o foco das ações de recuperação deve ser o fortalecimento das atividades econômicas para a geração de emprego. “Sabemos do sofrimento das famílias afetadas, e que apenas abrigo, agasalho e alimentos não resolvem o problema. A questão é a geração de novos postos de trabalho e a manutenção das empresas na região. É importante trazer investimentos para a Região Serrana”.

Já o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, ressaltou as ações emergenciais e pontuais realizadas desde o início de janeiro pelo Governo do Estado nos cerca de cinco mil quilômetros quadrados afetados, salientando a importância da atuação do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico. “Além de inspirar ações estruturantes, o Fórum deve mobilizar o poder público e toda a sociedade com o sentimento de que é preciso permanecer na Região Serrana”, pontuou.

Na avaliação do Deputado Estadual Nilton Salomão, a tragédia ocorrida por conta do fenômeno natural contribuiu com a degradação do meio ambiente e a perda de empresas, ocasionando desemprego. “Precisamos agilizar a oferta de linhas de crédito e elaborar uma proposta de desenvolvimento que respeite a realidade da Região Serrana”, defendeu.

O Prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, pregou a união de esforços pela recuperação das cidades danificadas pela calamidade. “No nosso município, o comércio e a atividade turística começam a se reeguer. A vontade de acertar de todos os prefeitos da região é decisiva para a retomada do desenvolvimento econômico. Precisamos unir forças em prol dessa recuperação”.

Consórcio Serra Carioca

Na segunda etapa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, foi realizado um painel para a apresentação do Consórcio Intermunicipal Serra Carioca, entidade criada para fortalecer as ações coletivas de reconstrução econômica dos municípios atingidos pela catástrofe natural de janeiro, principalmente Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

O painel foi aberto pelo Prefeito Jorge Mario. “A capacidade de resposta dos municípios é muito pequena frente o tamanho da tragédia, e os prefeitos sofrem uma pressão social e política muito grande. Nossas necessidades de ações emergenciais são desafiadoras. Este Fórum é tremendamente importante para agregar forças políticas, empresariais e comunitárias para a reconstrução econômica da região. Precisamos da ajuda estruturante dos governos Estadual e Federal”, conclamou.

O Prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto, lembrou que estava no cargo há apenas três meses na época da calamidade. Ele assinalou a importância da união dos municípios em consórcio na busca de respostas mais efetivas para as vítimas das chuvas. Já o Prefeito Paulo Mustrangi, de Petrópolis, informou que recentemente os prefeitos da região estiveram em Brasília na busca de recursos. Ele defendeu a união das forças políticas para estabelecer uma agenda positiva de ações, através do Consórcio Serra Carioca, para a recuperação da Região Serrana.

Apoio do SEBRAE

Durante o Fórum, o presidente do SEBRAE Nacional, Luiz Barreto, e o Superintendente do SEBRAE/RJ, César Vasques, assinaram um documento de compromisso destinando R$ 6 milhões para projetos de recuperação econômica de empresas das cidades afetadas pelas fortes chuvas ocorridas no início do mês de janeiro na Região Serrana. O documento também foi assinado pelos prefeitos Jorge Mario (Teresópolis), Paulo Mustrangi (Petrópolis), Dermeval Neto (Nova Friburgo) e Laerte de Freitas (Areal), e pelo secretário de Agricultura de Sumidouro, Landirlei Gomes, representando o Prefeito Juarez Corguinha.

“O SEBRAE é parceiro dos prefeitos e da população na recuperação econômica e da autoestima dessa região tão importante para o turismo, o agronegócio, a metalmecânica e a área de confecção, geradoras de emprego e renda. Podem contar com o nosso apoio decisivo, pois vamos trabalhar ao longo dos próximos 18 meses, complementando os trabalhos que estão sendo feitos, ao lado da ajuda do Governo Federal e do apoio do Governo Estadual”, garantiu Luiz Barretto.

Fortalecimento do Turismo Regional

Parceria entre SEBRAE e poder público pela recuperação econômica da região: César Vasques (SEBRAE/RJ), prefeitos Paulo Mustrangi (Petrópolis) e Laerte de Freitas (Areal), Luiz Barreto (SEBRAE Nacional), prefeitos Dermeval Neto (Nova Friburgo) e Jorge Mario (Teresópolis) - Foto Marco EstevesUm dos painéis apresentados no Fórum foi “Reconstrução da Economia através do Turismo: promoção de destinos da serra e construção de roteiros turísticos integrados”.

Os palestrantes foram Nauro Grehs (diretor do Conselho Consultivo do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau), Paulo Senise (pres. da Federação do Rio Convention & Visitors Bureau) e José Alexandre Almeida (diretor-geral do Consórcio Intermunicipal Serra Carioca). O Subsecretário de Turismo do Estado do RJ, Aldir Santana, também compôs a mesa.

Nauro Grehs ressaltou que o turismo proporciona diversos benefícios como a geração de empregos, produção de bens e serviços e melhoria da qualidade de vida da população.

“Como propulsor de desenvolvimento econômico, o turismo é fundamental na geração e distribuição de renda e riqueza e movimenta 58 setores da economia de um município. Assim, o setor turístico pode ser a mola mestra da recuperação das cidades atingidas pelas chuvas de 12 de janeiro”, afirmou.

Paulo Senise anunciou a intenção da Federação do Rio Convention & Visitors Bureau de criar um fundo de reserva de marketing para ser utilizado em casos de emergência para a divulgação da situação real de municípios atingidos por algum tipo de calamidade, visto que, devido à burocracia, verbas públicas não são liberadas com a rapidez necessária e as ações têm urgência.

O diretor-geral do Consórcio Serra Carioca, José Alexandre Almeida, elencou algumas ações já realizadas pelo Consórcio que visam a recuperação de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, as três principais cidades da Região Serrana atingidas pelo temporal de janeiro. José Alexandre lembrou que o Consórcio atua em diversas frentes de trabalho, como desenvolvimento econômico, turismo, saúde e educação, e conta com parcerias valiosas, como Governo do Estado e SEBRAE.

“Estamos imbuídos em buscar recursos para a recuperação de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Já participamos de reuniões importantes em Brasília e temos outras agendas marcadas com representantes de ministérios. Além disso, é importante a criação de um circuito turístico integrado nessas três cidades. Os municípios precisam trabalhar em conjunto em prol do fortalecimento do turismo regional”, explicou José Alexandre Almeida.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui