Teresópolis toda na Internet

 

 

CGU: Encontro de Controle Social

Acompanhamento dos recursos emergenciais

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 02/03/2011
- Com abertura solene do Prefeito Jorge Mario nesta terça, 1° de março, prossegue nesta quarta-feira, 2, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea) o IV Encontro de Controle Social do Rio de Janeiro – Região Serrana.

Na pauta, a capacitação e a mobilização social dos agentes públicos e da sociedade, através de ciclos de palestras, para acompanharem a utilização dos recursos destinados pelo Governo Federal aos sete municípios da Região Serrana afetados pelo temporal de janeiro.

Realizado pela unidade regional da CGU (Controladoria-Geral da União) no Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Controle Interno, o evento reúne servidores municipais, conselheiros, lideranças comunitárias e cidadãos dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e do Rio de Janeiro.

Também são parceiros na realização do encontro, que tem a coordenação do Grupo de Trabalho para o Controle Social da CGU, o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), o Movimento Nossa Teresópolis e a Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro.

“Teresópolis se sente honrada por sediar esse encontro de capacitação para o acompanhamento do uso dos recursos públicos, principalmente neste momento da reconstrução econômica e social dos municípios da Região Serrana que vivem essa situação de calamidade”, disse o Prefeito Jorge Mario na abertura do evento.

Focadas na atuação dos ministérios em situações emergenciais e de calamidade e em orientações gerais sobre o uso dos recursos federais, as palestras realizadas no primeiro dia do encontro foram proferidas por técnicos dos Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e de Integração Nacional. Nesta quarta, 2 de março, os temas serão voltados para a atuação dos órgãos fiscalizadores em situações emergenciais e de calamidade.

Transparência

Para a chefe da Controladoria-Geral da União no Rio de Janeiro, Marisa Pignataro, é fundamental a atuação conjunta das instituições e da população na fiscalização dos recursos públicos, principalmente neste momento de emergência em que as regras são diferenciadas. Já o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Rio, Osvaldo Cardoso Perrout, destacou que são necessários conhecimento, ação e competência para as ações de reconstrução dos municípios afetados pelos temporais de janeiro. Daí a importância da capacitação para o controle social.

O Procurador de Justiça Jessé Ambrósio e o Promotor de Justiça Rodrigo Molinaro Zacharias ressaltaram que, cumprindo suas funções de órgãos fiscalizadores, tanto o Ministério Público da União quanto o Ministério Público Estadual vão acompanhar criteriosamente o uso das verbas públicas nas ações de recuperação nos sete municípios da Região Serrana.

Controle social

Agentes públicos e representantes de movimentos sociais aprovam a realização do IV Encontro de Controle Social. “O mais importante neste evento é a parceria instituída entre os órgãos de controle e as prefeituras dos municípios abalados pela tragédia, para que tenhamos celeridade e confiança na aplicação dos recursos públicos”, avaliou a Secretária de Controle Interno de Teresópolis, Yára da Rocha Medeiros. “Este é o momento ideal para capacitar todos os atores da administração pública, os conselheiros e a sociedade. O controle social não é apenas um instrumento de cobrança, mas de apoio”, opinou a Diretora Executiva do Movimento Nossa Teresópolis, Rita Telles.

Programação do IV Encontro de Controle Social do Rio de Janeiro – Região Serrana

Local: Teatro Municipal de Teresópolis (Av. Feliciano Sodré, 675 – 2° piso da Prefeitura – Várzea)

Quarta-feira, 2 de março

• 9h – Sessão de palestras e orientações gerais

Ministério Público Estadual: Promotor de Justiça Vinicius Leal Cavalleiro (Coordenador do 6º Centro de Apoio Operacional)

Ministério Público Federal: Procurador da República Marcelo Borges de Mattos Medina

Tribunal de Contas da União: Carlos Borges Teixeira (Diretor da 2ª Diretoria Técnica da Secex/RJ)

• 11h – Debate/Mediação – Grupo de Trabalho de Controle Social e Prefeitura de Teresópolis

• 12h – Intervalo para almoço

• 13h – Sessão de palestras e orientações gerais

Tribunal de Contas do Estado: Roberto Machado Cardoso (Inspetor Geral da 4ª IGM)

Ministério Público Estadual: Promotora de Justiça Anaiza Malhardes (Titular da 1ª PJTC Teresópolis)

Controladoria Geral da União: Luiz Cláudio de Freitas (Coordenador geral de Auditoria da Área de Integração Nacional)

• 15h – Intervalo

• 15h30 – Controle Social dos Gastos Públicos: Marcelo Paluma Ambrózio (Coordenador do Núcleo de Prevenção da CGU e do Grupo de Trabalho de Controle Social)

• 16h – Debate/Mediação – Grupo de Trabalho de Controle Social e Prefeitura de Teresópolis

• 17h - Encerramento

• 18h30 às 21h30 - Encontro com lideranças, aberto a qualquer cidadão dos sete municípios, com palestras sobre transparência e controle social


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui