Teresópolis toda na Internet

 

 

Socorro a animais vitimados pela calamidade

Parceria entre UNIFESO e WSPA

Foto: UNIFESO
Teresópolis, 24/02/2011
- Nos dias 17 e 18 de fevereiro aconteceu o curso de extensão e aperfeiçoamento “Bem-estar animal e sua aplicação na Medicina Veterinária” no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Os estudantes de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de refletir sobre as formas de se tratar animais em diversas situações, contando com a vivência e o conhecimento da gerente de programas veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals -WSPA), Rosângela Ribeiro. “Ela tem uma ampla experiência nesta área, respeitando a questão da regionalidade, por sua atuação no mundo, inclusive em áreas de desastres”, observou o professor Andre Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO.

Manutenção de animais e orientação nas comunidades

A sociedade firmou uma parceria com a Instituição para criar o Centro de Operações que está contribuindo para a manutenção do bem-estar dos animais afetados pela tragédia. Na ativa desde o dia 27 de janeiro no Campus Quinta do Paraíso, o local armazena alimentos, medicamentos veterinários e outros produtos como bebedouros e comedouros, distribuídos ordenadamente de acordo com a necessidade dos locais afetados.

Até o dia 22 de fevereiro, a supervisão do Centro de Operações já havia registrado mais de 1.300 atendimentos veterinários, entre vermifugação, retirada de bernes, prevenção a carrapatos, pulgas e sarnas, curativos, vacinação, cirurgias, alimentação, entre outros realizados no campus e durante as visitas em comunidades. De um total de 10 toneladas de sacos de ração arrecadados, mais de seis toneladas já foram distribuídos para os donos dos animais.

As equipes da WSPA e do UNIFESO visitaram bairros dos municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo, Sumidouro e Bom Jardim, onde realizaram exames e trataram dos animais. Além de cães e gatos, as equipes atenderam cavalos, suínos e cabras. “O trabalho segue com a previsão de dois anos. Os acadêmicos estão gostando muito da experiência e também têm recebido muitos elogios por parte dos membros da WSPA”, revelou o professor André Vianna.

Sobre a WSPA

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) é a maior federação de organizações de bem-estar animal do mundo, representando mais de mil afiliadas em 156 países. Através de trabalhos de campo, campanhas, trabalho legislativo, educação e programas de treinamento, a WSPA busca pelo bem-estar animal e pelo fim dos maus tratos contra os animais. Informações sobre o funcionamento do Centro de Operações podem ser obtidas com o UNIFESO (21) 2743-5300, das 9h às 17h, ou com a WSPA (21) 7109-4646.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui