Teresópolis toda na Internet

 

 

Pesquisadores trabalham nos bairros atingidos

Prossegue projeto Informe & Ação


Representantes da Prefeitura e pesquisadores apresentam o Projeto Informe & Ação às lideranças comunitárias - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 18/02/2011
- Criado pelo Governo Jorge Mario para estreitar os laços com os moradores das áreas afetadas pelo temporal de 12 de janeiro e solucionar suas demandas, além de informar as principais ações da Prefeitura para a reestruturação dos locais danificados, o Projeto Informe & Ação foi apresentado aos líderes comunitários em reunião de trabalho nesta quarta, 16/02.

Pelo projeto, grupos de pesquisadores se dividem em cinco setores: Campo Grande e região, Espanhol e região, Caleme e região, Cruzeiro e região, Vieira e Região, contando ainda com uma equipe itinerante. As localidades e bairros vizinhos são visitados diariamente, e os moradores identificam as principais necessidades relativas aos danos e prejuízos causados pelas chuvas.

No final de cada dia, os relatórios produzidos são repassados ao Prefeito Jorge Mario, que determina pronta resposta de sua equipe de secretários para as demandas apresentadas pelas comunidades. Articulado pela Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, e contando com a participação da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura e da equipe de pesquisadores, o encontro reuniu representantes das seguintes comunidades: Alto, Caleme, Campo Grande, Espanhol, Jardim Serrano, Jardim Féo, Jardim Salaco, Parque do Imbuí, Paineiras, Pimenteiras, Quebra Frascos, Vale da Revolta – na zona urbana; Arrieiro, Brejal, Cruzeiro, Fazenda Alpina, Fazenda Suíça, Granja Mafra, Holiday, Parque Boa União, Providência, Ponte Nova, Santa Rita, Sebastiana e Vargem Grande – na zona rural.

“Esta é uma linha direta entre a Prefeitura e a população das áreas afetadas pelas chuvas. Daí a extrema importância desse contato com as lideranças comunitárias para a realização de um trabalho conjunto, pois são os presidentes de associações de moradores que melhor conhecem a realidade de seus bairros”, destacou Rodrigo Mathias, Secretário de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias.

O Assessor de Comunicação, Gilberto Júnior, frisou que todas as reivindicações são anotadas e repassadas para o prefeito e as secretarias pertinentes. “Os pesquisadores anotam os contatos dos moradores para dar uma resposta à demanda apresentada, pois a determinação do Prefeito Jorge Mario é dar solução o mais rápido possível”, assegurou.

Agentes em campo

Os pesquisadores do Projeto Informe & Ação foram selecionados entre os alunos do ProJovem, programa de qualificação promovido pela Prefeitura e o Governo Federal. Com duração inicial de dois meses, o contrato prevê o pagamento de salário, vale-transporte e ajuda de custo diária para alimentação. Os profissionais também receberam camisas, bonés e um kit com prancheta, formulário e canetas. O projeto prevê a instalação de escritórios de reconstrução no Caleme, Campo Grande e Espanhol, na área urbana; no interior haverá bases em Vieira e Cruzeiro, que abrangem a zona rural do município.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui