Teresópolis toda na Internet

 

 

Senador e Prefeitos recebem doação da OAB-DF

17 toneladas de donativos

Prefeito Jorge Mário e Senador Lindbergh Farias - Imagem de arquivo - Portal Terê
Teresópolis, 16/02/2011
- A Ordem dos Advogados do Brasil de Brasília (OAB-DF) entregou nesta terça-feira (15/02), 17 toneladas de donativos à Região Serrana, em prol das vítimas das enchentes. Após 15 dias de campanha, foram arrecadados 6,5 mil litros de água, 6,5 mil de alimentos não perecíveis e 3,6 mil quilos de produtos de higiene e limpeza.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e de Nova Friburgo, Dermeval Moreira, compareceram à solenidade de entrega dos mantimentos na tarde desta terça-feira (15/02), em Brasília. “A fase mais crítica da tragédia foi superada, mas ainda temos 15 mil desabrigados e desalojados que estão vivendo em galpões improvisados. É uma parte significativa da população, que soma 160 mil habitantes”, explica Jorge Mario.

O senador Lindbergh Farias também acompanhou os prefeitos em agendas nos ministérios do Turismo e da Saúde e no Sebrae. Eles foram buscar apoio a estratégias de recuperação dos municípios devastados pelo temporal do dia 12 de janeiro. Os prefeitos pediram ao Ministério do Turismo verba de R$ 17,8 milhões para a reestruturação na região, pois a atividade é importante para a economia destas cidades.

A estimativa é que essas pessoas só devem ser transferidas para novas casas no final do ano, prazo previsto para o término das obras de reconstrução. “As doações são extremamente necessárias, pois ainda precisamos delas” disse o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil da cidade, Raimundo Lopes. As doações serão levadas em caminhões fornecidos por uma gráfica da cidade.

Projetos

Na última quinta-feira (10/02), o senador Lindbergh Farias protocolou seis projetos de lei, numa tentativa de reverter a situação na Região Serrana. As propostas envolvem o reforço na Defesa Civil, na concessão de incentivos fiscais, a recuperação econômica das localidades e atendimento aos desabrigados, além da legislação que trata do mapeamento de áreas de risco, do uso do solo e prevenção de catástrofes.

“Neste momento, o esforço entre as esferas do governo está sendo fundamental para superar as dificuldades na Região Serrana. Uma das prioridades é a realização de um mapeamento preciso das áreas de risco. Para evitar a estagnação na economia, o Estado deve abdicar dos impostos para que as cidades retomem suas rotinas", diz o parlamentar.

A campanha “OAB/DF Solidária, Vítimas das Enchentes” contou com o amplo apoio da população. Um grupo de músicos promoveu a festa “Samba Solidário”. O evento conseguiu arrecadar três toneladas de donativos. “É com muita alegria que repasso essa grande quantidade de donativos a cidade serrana. A campanha só foi possível graças ao espírito elevado dos advogados de Brasília, das empresas e da população que não mediram esforços para ajudar pessoas que perderam tudo”, comemora o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui