Teresópolis toda na Internet

 

 

Aparelhos auxiliam no tratamento de feridos

Equipamentos de última geração no HCTFoto: UNIFESO


Teresópolis, 14/02/2011
- Entre as mais de 200 pessoas encaminhadas ao Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), ainda permanecem internados pacientes que sofreram lesões profundas e que requerem um tratamento cuidadoso, em muitos casos de longo prazo.

Neste mês de fevereiro estes pacientes foram beneficiados com o empréstimo de equipamentos específicos para a recuperação destas feridas, cedidos pela empresa norte-americana KCI, através da importadora EFE Consultoria, com o serviço e material da distribuidora J.S. Rio (os aparelhos serão devolvidos assim que os pacientes receberem alta).


No dia 8 de fevereiro enfermeiros da J.S Rio utilizaram os equipamentos de Terapia VAC (Vacuum Assisted Closure – Fechamento de Ferida a Vácuo) em nove pacientes do hospital, disponibilizando o material necessário e orientando os funcionários e os estudantes sobre o uso dos mesmos.

De acordo com a enfermeira Flavia Cristina Lima dos Santos, o equipamento possibilita uma finalização muito mais rápida do tratamento da ferida. “É uma esponja feita de poliuretano, no formato do tecido de granulação que é o tecido vivo, aquele que cobre as lesões. Com o curativo VAC a esponja é colocada em cima da lesão, e é aplicada uma película que cobre toda a área com pressão negativa, ou seja, cria um vácuo em cima da esponja. Então todo o líquido sai de cima da lesão e o tecido de granulação começa a se multiplicar cobrindo o osso, o tendão, e aos poucos a lesão vai se recuperando de baixo para cima, o que faz acelerar o processo do fechamento”, explicou. Também ministrou o treinamento a enfermeira Carla Belfort, funcionária da mesma empresa.

Outro equipamento que também chegou ao hospital foi o Dermatomo, aparelho usado para retirar os enxertos da área doadora do paciente, utilizado posteriormente ao VAC. Representantes das empresas compareceram ao HCTCO no dia 10 de fevereiro para conhecer o trabalho com os pacientes. A diretora geral Rosane Rodrigues Costa recebeu Willas Bruscatto Júnior (gerente nacional da EFE), Flávio Ramos (diretor da EFE), Israel Vierma (vice-presidente regional da KCI) e Ricardo Sampaio (representante da J.S. Rio).

De acordo com a diretora, o hospital havia feito uma requisição para comprar este tipo de equipamento, mas não teve condições devido ao alto custo. Os aparelhos chegaram então através do contato da empresa que veio até a cidade. “É um equipamento muito importante porque diminui o tempo de internação do paciente, qualifica o atendimento e prepara a lesão mais rapidamente para o enxerto”, observou. “Este aparelho já existe no Brasil há sete anos e trata-se de uma inovação, o que é muito bom para nosso hospital de ensino, pois possibilitou a nossos funcionários e estudantes conhecerem esta nova forma de tratar. Os acadêmicos estão muito empolgados acompanhando este tratamento”, acrescentou.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui