Teresópolis toda na Internet

 

 

Jorge Mario leva projetos a Brasília

Prefeitos da região em contato com 7 ministros


Teresópolis, 14/02/2011
- Com o objetivo de acelerar a chegada de recursos necessários para as obras de reconstrução dos bairros atingidos e também para a construção das unidades habitacionais, o prefeito Jorge Mario e os prefeitos Paulo Mustrangi, de Petrópolis, e Dermeval Neto, de Nova Friburgo, participarão de uma intensa agenda em Brasília nesta terça e quarta-feira (15 e 16).

As agendas foram feitas pelo Consórcio Intermunicipal Serra Carioca, do qual o Prefeito Jorge Mario é o presidente. O Gabinete do Senador Lindberg Farias (PT) intermediou os contatos com os ministérios. A expectativa é que sete ministros, além de presidentes de empresas públicas recebam os prefeitos.


Já passados 30 dias da catástrofe, os municípios atingidos precisam agora de respostas rápidas para iniciar, no menor tempo possível, a reconstrução dos locais atingidos. A fase de limpeza e desobstrução está em curso, e já é possível observar que vários bairros melhoraram consideravelmente. No entanto, obras importantes como drenagem, esgotamento sanitário, recomposição de paralelos, pavimentação de vias, construção de praças, escolas, creches e postos de saúde ainda precisam ser iniciados.

Início das obras do PAC 2

Outra pauta da reunião com os ministros é a aceleração da liberação dos recursos para que os municípios atingidos possam iniciar a licitação das obras do PAC 2. No caso de Teresópolis, que foi contemplado com cerca de R$ 120 milhões, se as obras previstas para contenção de encostas e pavimentação forem liberadas com urgência, poderão ajudar na reconstrução de alguns bairros. “A maior parte do PAC 2 será direcionado para bairros que não foram atingidos, porém a liberação dos recursos poderá ajudar no aquecimento da economia local e na ampliação de postos de trabalho, principalmente para aqueles que estão desempregados”, disse o Prefeito Jorge Mario.

O Núcleo de Projetos da Prefeitura já está trabalhando para cadastrar novos projetos para a segunda etapa do PAC 2. Além dos projetos que o Prefeito estará levando para a reconstrução, mais recursos serão solicitados para diversas áreas carentes do município.

Unidades habitacionais para os desabrigados - Fazenda Ermitage

Um grande projeto que está sendo considerado com um dos maiores do município é o novo bairro que será construído no terreno recentemente desapropriado pelo município, no bairro Ermitage. Na grande área, localizada na beira da rodovia Rio-Além Paraíba, BR 116, já está sendo elaborado um grande projeto para a construção de cerca de 1.500 unidades habitacionais. Além das residências, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, deverá construir toda a infraestrutura necessária para os moradores, como escola, creche, posto de saúde, áreas de lazer e recreação.

A primeira parte do projeto, que é o levantamento topográfico e sondagem está sendo realizada pelos técnicos da Secretaria de Obras do Estado e deverá estar concluída nos próximos dias. A previsão do município é que, no máximo, em 60 dias a construção das residências tenha início.

O prefeito Jorge Mario e sua equipe de governo estão totalmente empenhados na fase da reconstrução da cidade e no início das obras. Além de administrar os reflexos da tragédia, o Prefeito está cobrando diariamente de seus secretários a normalização dos serviços à população. "Precisamos reconstruir as áreas atingidas, mas não podemos deixar de focar nos serviços que estavam sendo planejados e elaborados antes da tragédia. Todos os projetos apresentados na Agenda Positiva 2011-2012, que a população também recebeu junto do carnê do IPTU, serão realizados. Apenas precisamos é adequar os prazos previstos em função do ocorrido no dia 11 de janeiro", explicou o Prefeito.

Em reunião com sua equipe, o Prefeito Jorge Mário cobrou da área técnica do governo o início das obras previstas em convênios, como a pavimentação e drenagem da Rua Manoel Lebrão, a construção do Restaurante Popular, além da construção de três CIEELs Centros Integrados de Educação, Esporte e Lazer, um em cada distrito da cidade.

Término das obras

Outra determinação do Prefeito é que as obras que ainda não foram concluídas sejam finalizadas o mais rápido possível. O Prefeito cobrou da Secretaria de Fiscalização de Obras Públicas a conclusão das obras da Feirinha de Teresópolis, da galeria do Bairro de São Pedro e de parte da Avenida Lúcio Meira. Segundo o Secretário Michelangelo Pimentel, as obras estão em fase final e a galeria do bairro de São Pedro será concluída nos próximos dias.

Já as revitalizações da Feirinha e do trecho da Av. Lúcio Meira terão um novo cronograma – já elaborado – e as obras serão rediscutidas com os comerciantes afetados, a fim de não causar problemas de funcionamento dos estabelecimentos.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui