Teresópolis toda na Internet

 

 

Carlos Lupi visita Teresópolis

Ministro do Trabalho anuncia novas medidas

Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 13/02/2011
- O Prefeito Jorge Mario recebeu nesta sexta-feira, 11, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O Ministro anunciou novas medidas que irão contribuir para o restabelecimento de Teresópolis e das outras cidades serranas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro.

Com o objetivo de ouvir as demandas da população agrícola, Jorge Mario e Carlos Lupi estiveram em Bonsucesso, no 3º Distrito, para um encontro com a classe empresarial e produtores rurais.


12 mil cursos de capacitação

Foto: Roberto Ferreira


O Ministro do Trabalho se colocou à disposição para o que for necessário e enumerou as medidas a serem implementadas. “Vamos trazer para a Região Serrana 12 mil cursos de capacitação, através do Projovem e do PlanSeq Setorial. Teresópolis será contemplada com mil vagas no Projovem."

O município fará uma pesquisa para avaliar a demanda e definir quais cursos do PlanSeq devem ser oferecidos na cidade. "Além disso, proponho a instalação de Centros de Economia Solidária em Tersópolis, Nova Friburgo e Petrópolis. Estes núcleos vão estimular a cooperação entre os trabalhadores e os produtores locais, construindo uma rede de empreendimentos solidários”, afirmou Lupi.
 

Bolsa Qualificação

Carlos Lupi também falou sobre o Bolsa Qualificação. O programa prevê a suspensão do contrato de trabalho, por um período entre dois e cinco meses, como alternativa à demissão dos trabalhadores. “O Bolsa Qualificação foi criado para evitar demissões em momentos de dificuldades. O Governo paga o benefício, cujo valor varia de R$ 510 a R$ 1.010, ao funcionário, e a empresa assume a contrapartida de capacitá-lo e mantê-lo no emprego”, explicou.

Ampliação do prazo da RAIS

Outra medida do Ministério do Trabalho é a ampliação do prazo de entrega dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano base-2010, nas cidades que decretaram calamidade pública, como é o caso de Teresópolis. O limite para as empresas deixa de ser 28 de fevereiro e passa a ser 25 de março. A mudança é fundamental para as empresas localizarem ou providenciarem a 2ª via de documentos.

O Ministro lembrou algumas medidas já tomadas como a liberação do Fundo de Garantia (FGTS) dos trabalhadores prejudicados pelo temporal. De acordo com Lupi, 82 mil dos 170 mil com saldo no FGTS em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis já sacaram o benefício. Foi concedido também o pagamento de duas parcelas extras no Seguro-Desemprego, além da agilização de emissão de novas carteiras de trabalho.

Encontro com produtores ruraisFoto: Roberto Ferreira

Jorge Mario e Carlos Lupi, acompanhados de integrantes de suas equipes, estiveram em Bonsucesso, no 3º Distrito, para se encontrar com produtores rurais e empresários da região e ouvir suas demandas.

Lupi anunciou as medidas a serem implantadas, ressaltando que algumas deverão ser adaptadas à realidade dos agricultores. Além disso, o Prefeito e o Ministro se comprometeram a instalar, na próxima semana, em Bonsucesso uma Central de Atendimento e Apoio às localidades do interior.

Representantes do Sindicato Rural de Teresópolis e do Sindicato do Produtor Rural de Teresópolis falaram sobre as necessidades da classe.


Entre os pedidos, a concessão de cestas de insumos para que os agricultores possam recomeçar o trabalho de plantio e a facilitação do crédito, visto que a burocracia dificulta a aquisição de empréstimos. Os moradores também puderam expor suas demandas. “Perdemos nossa lavoura. Agora precisamos de ajuda para recuperar a terra e voltar a plantar”, disse Marta de Jesus, moradora de Água Quente há 20 anos.

O Prefeito e o Ministro também foram a Vieira para conversar com moradores e percorrer áreas atingidas pelas chuvas. Carlos Lupi se comprometeu a retornar ao município no próximo dia 26 para avaliar o andamento dos trabalhos de atendimento aos moradores no interior.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui