Teresópolis toda na Internet

 

 

Reconstrução de pontes na zona rural

EMOP e INEA concluem estudos técnicos

Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 12/02/2011
- Equipes da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com pessoal do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), estão concluindo os estudos técnicos de hidrologia, topografia, geologia e de sondagem para dar início à recuperação definitiva de 42 pontes na zona rural de Teresópolis.

Esta etapa de reconstrução tem início após o trabalho emergencial, focado no restabelecimento dos acessos às localidades do interior do município que ficaram isoladas depois do temporal de 12 de janeiro. O objetivo inicial foi garantir a passagem das equipes de socorro e de resgate de corpos, bem como o fornecimento de alimentos e de medicamentos às vítimas das chuvas. No total, cerca de 60 pontes ruíram ou tiveram a sua estrutura comprometida no município.

Para priorizar a recuperação, a EMOP e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, avaliam critérios como o grau de isolamento das localidades, o número de habitantes, as rotas do transporte escolar e do transporte coletivo. A ideia é que as pontes com vãos até 12 metros sejam recuperadas com estrutura metálica, para agilizar o serviço. Já as que têm vãos de até 30 metros estão sendo avaliadas para serem recuperadas com estrutura de concreto armado.

“Trabalhamos atualmente no restabelecimento dos acessos de forma definitiva, através da recuperação e reconstrução das pontes danificadas pelo temporal de janeiro, para que Teresópolis volte a ter a sua acessibilidade de forma segura”, revelou o engenheiro civil Franchel Fanchinatti, coordenador da sede avançada da EMOP em Teresópolis.

Além desse importante trabalho de parceria com o Governo do Estado, o município conquistou, através de articulação do Prefeito Jorge Mario, a doação de 20 pontes metálicas pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Duas pontes já se encontram na cidade e outras sete tiveram a entrega autorizada. Elas serão disponibilizadas de acordo com a disponibilidade em estoque da empresa.Engenheiro Franchel Fantinatti da EMOP com o Secretário de Agricultura Fernando Mendes. Foto: Roberto Ferreira

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, não existem áreas isoladas na zona rural. “Noventa e cinco por cento das localidades do interior do município têm acesso terrestre, com exceção de Cruzeiro, parte de Andradas, Biquinha e Canoas”, listou.

Segundo o Secretário, grande parte do escoamento da produção agrícola está resolvido. “Solicitei ao diretor da Ceasa um estudo diário do percentual de comprometimento da entrega de mercadorias, para fazer um balanço de 30 dias. Isso vai permitir que se projete o grau de comprometimento e de prejuízo na entrada de recursos para o município”.

 

Pontes móveis

Para garantir o aceso provisório nas localidades de Cruzeiro, Providência e Granja Mafra, a Prefeitura solicitou ao Exército a instalação de pontes móveis. Porém, por impedimentos técnicos não foi possível atuar nestas comunidades. Em Sebastiana, a EMOP aguarda a instalação de ponte móvel do Exército para realizar o reforço estrutural da ponte danificada. Já em Pessegueiros, a Empresa de Obras Públicas instalou uma estrutura de escoramento especial, a fim de estabelecer o pilar danificado pela enchente e providenciar os reparos necessários.

O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, ressaltou o trabalho árduo realizado pela Prefeitura desde o dia 12 de janeiro, em parceria com órgãos estaduais e federais. “Nos primeiros dias pós-temporal foram abertas mais de 20 frentes de trabalho para a desobstrução de vias públicas, utilizando equipamentos próprios, da EMOP, da Secretaria Estadual de Agricultura e até de produtores rurais, que disponibilizaram máquinas particulares para auxiliar no serviço. Agradecemos a todos que trabalharam de forma incansável para garantir o acesso às comunidades”, concluiu.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui