Teresópolis toda na Internet

 

 

UNIFESO recepciona calouros

Programação cheia de atividades


Foto: Giovana Campos/UNIFESOTeresópolis, 08/02/2011
- O início das aulas no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) aconteceu na primeira semana do mês de fevereiro nos campi Sede, Quinta do Paraíso e FESO Pro Arte.

Como em todo semestre, os calouros contaram com a Recepção ao Estudante em Ingresso, uma programação cheia de atividades para familiarizar os novatos com o ambiente acadêmico e para conscientizar os estudantes com a questão da responsabilidade social da Instituição. O projeto Calouro Solidário é uma destas atividades, quando os acadêmicos transformam o tradicional trote em práticas de cidadania.


Recepção reúne cursos

Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia receberam as boas-vindas dos Pró-Reitores, diretores de Centros, coordenadores de cursos, professores e funcionários técnico-adminitrativos.

“Ver este auditório repleto de gente nos traz uma satisfação muito grande”, declarou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação. Ele lembrou a responsabilidade que a Instituição tem com o difícil momento em que a cidade passa depois da tragédia das chuvas. “O UNIFESO, com sua relevância e compromisso no Ensino Superior, tem o desafio de colocar em prática todo o conhecimento que se produz e se transmite aqui, neste momento de crise. É importante oferecermos assistência a estas pessoas que sofreram tanto e transformarmos nossa sociedade em mais justa e solidária”, ponderou. Também estiveram presentes os professores Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e Luiz Fabiano Freire de Oliveira, Pró-Reitor de Administração.

Na recepção aos estudantes do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro, também reforçou a importância da participação dos estudantes nos trabalhos de voluntariado, e lembrou que o CCHS já está engajado nesta missão. Após apresentar o novo blog do Centro para os presentes, encerrou seu discurso desejando sucesso aos novatos. “Sejam muito bem-vindos e que façam um excelente curso”, declarou.

Os estudantes que optaram pela área de Saúde receberam os agradecimentos da professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), pela escolha. “Desejamos que todos aqui se tornem bons profissionais’, disse. A expectativa para o início do curso de Odontologia era grande para o calouro Guilherme Arume, que veio de Volta Redonda para estudar em Teresópolis. “Aqui tem um bom conceito, uma estrutura muito boa e laboratórios bem equipados. Espero que isso atenda a todas as minhas necessidades enquanto estudante e que eu saia daqui um bom profissional”, justificou o estudante.

A relevância da qualidade da educação e do interesse do aluno foi destacada pela professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). “Se pretendermos fazer valer a educação, a escola deverá ser um espaço aberto e atuante, capaz de se posicionar como um agente transformador da sociedade. O que queremos é uma aula baseada na pesquisa, no projeto, na construção e na busca. O que buscamos é promover o ensino, a pesquisa e a extensão”, explicou.

Apesar de estar começando o primeiro período de Ciência da Computação, o estudante Rodolfo Cupertino já conhece a qualidade do ensino da Instituição. Há seis anos ele iniciou o mesmo curso, não pôde concluir, e agora está de volta visando as chances do mercado de trabalho. “O que me chamou muito a atenção foi o fato do curso oferecer um conteúdo de aperfeiçoamento de linguagem e programação paralela, o que vai me permitir obter melhor desempenho com os computadores que desenvolvem essas multitarefas”, contou.

Conhecendo a Instituição

Aula Magna, visitas às instalações, bate-papo, palestras, oficinas, simulações de cotidianos da profissão. Na primeira semana os estudantes participaram de uma série de atividades que os aproximaram mais dos professores, colegas, do cenário acadêmico e deram uma visão mais ampla do leque de oportunidades que têm em cada profissão diante do mercado de trabalho. Além disso, conheceram e se familiarizam com o ambiente onde passarão os próximos anos se dedicando à pesquisa e ao aprendizado.

Fonte: UNIFESO/Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui