Teresópolis toda na Internet

 

 

Prefeitura continua ações em vários bairros

Defesa Civil executa vistorias individuais


Foto: Roberto ferreiraTeresópolis, 08/02/2011
- A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem atuando em diversos pontos do município com serviços de calçamento, patrolamento (Albuquerque), recuperação de galerias (Caleme e Espanhol), desobstrução de ruas e retirada de barreiras, lama e areia.

Além disso, todo tipo de entulho que a passagem das águas deixou preso nas cercas e margens dos rios, também vem sendo removido pelas equipes de trabalho do Governo Municipal (Parque do Imbuí, Cascata do Imbuí, Pessegueiros, Caleme, Posse e Vieira).

Nesta semana, pelo menos oito bairros do município estão sendo contemplados com melhorias que facilitam o trânsito de pedestre e de veículos.

No último domingo, dia 6, Vieira recebeu máquinas, caminhões e trabalhadores da Prefeitura que realizaram um fachinaço pelo bairro. Já os moradores do bairro da Cascata do Imbuí já podem comemorar os serviços realizados na Rua José Gomes da Costa Jr.. O trabalho que vem sendo realizado no local não envolve apenas desobstrução da rua, mas também uma questão ambiental. Integrantes da Operação Cidade Bela fizeram nesta segunda-feira, dia 7, uma limpeza geral pelas ruas da Várzea e no IML da cidade.

Defesa Civil prossegue com vistorias técnicas individuais

Foto: Roberto ferreiraDando continuidade ao trabalho iniciado na última semana de janeiro, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil estão retornando aos bairros da zona urbana afetados pelo temporal de 12 de janeiro para avaliações técnicas individuais dos imóveis. O serviço é acompanhado por profissionais do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e do DRM (Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro).

Já foram visitados os bairros Granja Florestal, Salaco, Caleme, Espanhol e Loteamento Féo. Desde a última sexta-feira, 4, as avaliações são realizadas na Posse e em Campo Grande. Depois de cobrir todas as localidades da zona urbana, as equipes da Defesa Civil realizarão o trabalho na zona rural. A previsão é que em 15 dias as vistorias sejam concluídas, na cidade e no interior.

Nesses locais, os técnicos – entre engenheiros, geólogos, geógrafos e agentes de defesa civil – avaliam as condições dos imóveis interditados preventivamente logo após o temporal. Depois, elaboram relatórios apontando se eles podem voltar a ser ocupados após a realização de obras de contenção ou se há necessidade de demolição.

Até a primeira semana de fevereiro, 550 residências haviam sido interditadas no município. Esses imóveis foram cadastrados e as concessionárias que atuam no município foram comunicadas por ofício para que não restabeleçam o abastecimento de energia elétrica e de água. O objetivo é garantir a segurança dos moradores, evitando que eles retornem para esses locais. Essa medida cumpre um termo de ajustamento de conduta firmado entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério Público Estadual.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, alerta: só foram interditadas as casas que apresentam algum risco. Por isso, os moradores devem desocupar os imóveis preventivamente. “Se teve um geólogo, um engenheiro ou um agente de defesa civil no local e disse que a residência é de risco, é melhor acreditar e, por precaução, se ausentar da casa. O morador deve aguardar o laudo ficar pronto para avaliar o que pode ser feito. Com isso evitamos que haja novas vítimas num próximo temporal”, orienta.



 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui