Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis recebeu quatro ambulâncias do SAMU

Serviço é lançado na Região Serrana


Foto: Marco EstevesTeresópolis, 05/02/2011
- O Prefeito Jorge Mario recebeu nesta sexta, 4, duas ambulâncias de suporte avançado e mais duas de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192). Os veículos foram entregues na solenidade de lançamento do SAMU da Região Serrana, realizada no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, centro do Rio de Janeiro.

A cerimônia reuniu o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, o Vice-governador Luiz Fernando Pezão, o Secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes e o Subsecretário Estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros Pedro Machado, além de deputados estaduais e federais e prefeitos dos municípios contemplados, entre outras autoridades.

Os municípios de Petrópolis e de Nova Friburgo também receberam veículos. Na ocasião, foram entregues 42 ambulâncias para as secretarias de Saúde de 34 municípios fluminenses. A frota foi adquirida com recursos do orçamento da Saúde, atendendo a emendas parlamentares. Cada ambulância saiu por R$ 104.741,41, totalizando um investimento superior a R$ 4 milhões.

Ressaltando a parceria entre os governos Federal e Estadual, que investem juntos na regionalização dos serviços de atenção à saúde, o Ministro Alexandre Padilha destacou que o SAMU Regional é mais uma etapa do processo de reconstrução dos municípios da Região Serrana atingidos pelo temporal de janeiro. “Assim que tiveram início as operações de resgate das vítimas das chuvas, nós encaminhamos de imediato para a região 14 ambulâncias do SAMU. Agora estamos estruturando o serviço de urgência e emergência, com mais 20 ambulâncias”, frisou.

Agradecendo a solidariedade prestada pela população e autoridades às vítimas das chuvas e parabenizando a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros nas operações de busca e salvamento, o Vice-governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a estruturação do SAMU Regional é mais uma medida em benefício da recuperação das cidades afetadas pela tragédia.

Para o Prefeito Jorge Mario, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde vêm dando respostas eficazes no enfrentamento da calamidade que abateu a Região Serrana. “Essas quatro ambulâncias vêm suprir uma carência que temos no município no que diz respeito ao atendimento de urgência domiciliar. Com o SAMU 192, a UPA, as unidades de pronto atendimento e a rede de atenção básica vamos ter uma qualidade muito maior na prestação de serviços à população. Isso reflete a eficácia, a rapidez e a competência com que os governos Federal e Estadual demonstram com o município e a população de Teresópolis”, agradeceu.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Solange Cirico, até a estruturação do SAMU Regional e a definição da gestão do serviço, as novas ambulâncias ficarão alocadas na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, no Bom Retiro, na Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e no setor de viaturas da Secretaria de Saúde, na Tijuca. “Tínhamos uma deficiência de frota, o que nos preocupou quando aconteceu a calamidade. Porém, o Governo Estadual imediatamente nos mandou dois veículos para ajudar no socorro das vítimas. As quatro novas ambulâncias serão usadas nos atendimentos emergenciais à saúde e até para auxiliar o Corpo de Bombeiros, com quem temos uma boa parceria no município”, concluiu.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui