Teresópolis toda na Internet

 

 

A história da propaganda em Teresópolis

Até o final do mês na Casa da Memória


Teresópolis, 04/02/2011
- Foi inaugurada, nesta terça-feira (1/2), às 19h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, que funciona na Praça Balthazar da Silveira, Várzea, a exposição “Reclame, a história da propaganda em Teresópolis na primeira metade do século passado”. A mostra reúne anúncios coletados nas revistas e jornais publicados no município entre 1902 e 1950, quando circulou o primeiro jornal da cidade, o Theresopolitano.

Uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, a exposição tem o objetivo de recuperar, resgatar e desvelar a memória de vários estabelecimentos da cidade em uma determinada época, refletindo e analisando a participação da sociedade na construção da história de Teresópolis.

A exposição pretende oferecer uma visão documentária e histórica do comércio bandeirante do século passado, lembrando tradições e valores daquele tempo. A exibição conta com 200 reclames, divididos por assuntos, e uma TV que apresenta propagandas digitalizadas da época.

“Os anúncios e a forma de anunciar contam muito bem a nossa história. Nos reclames do início do século passado, estão informações importantes para entendermos os produtos, a cidade e, principalmente, as pessoas, com as suas ansiedades de consumo e de comércio”, lembrou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. “A propaganda serve para mostrar o comportamento da sociedade e a maneira como as pessoas se manifestavam naquela época. “Trata-se de um legado para todos interessados em conhecer a história, organização e realizações do nosso município”, completou.

A exposição Reclame, profunda pesquisa do Serviço de Patrimônio Histórico Municipal, fica exposta até o final de fevereiro, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, s/nº - Centro).



 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui