Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura vai contar a história dos nossos bairros

História de 'Vidigueiras' é a primeira

'Vidigueiras', atual São Pedro - Foto: Google MapsTeresópolis, 02/02/2011 - A partir desta quarta-feira, 2 de fevereiro, Teresópolis vai conhecer a sua história através de um arrojado projeto de pesquisa que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Guardiã de importantes documentos e imagens que contam a história da cidade, a professora Regina Rebello está levantando os acervos do Serviço de Patrimônio Histórico Municipal na busca de informações que identifiquem a história de Teresópolis, trazendo à memória as famílias tradicionais, a origem dos prédios e comércios, e os fatos relevantes que promoveram o progresso de cada bairro da cidade.

Três bairros já foram levantados e a primeira história a ser contada será a de Vidigueiras, São Pedro a partir de 1961 por gosto do Vereador Juel Teixeira e do Prefeito Omar Magalhães.

Um painel de quatro faces, medindo 2 metros de altura por 1 metro de largura, já foi produzido pelo Galpão da Cultura e ficará exposto durante um mês na Rua Francisco Sá (Calçada da Fama). Depois, no bairro que terá a história contada.

Ao longo do ano, serão, então, duas exposições mensais simultâneas, no centro comercial da cidade e no bairro pesquisado. “Além de atender a necessidade da exposição mensal, a pesquisa vai direcionar para um dossiê único informações hoje espalhadas e difíceis de serem localizadas, provocando ainda o trabalho de campo, que rende informações preciosas e até novos documentos e imagens para o acervo municipal”, faz propaganda do trabalho o Secretário Wanderley, que também é estudioso e entusiasta da história de Teresópolis.

A exposição “Memória dos Bairros”, que utilizará também imagens de acervos particulares (entre elas algumas ao lado, do acervo Pró-Memória Teresópolis), vai atender ainda à demanda de alunos que procuram a Casa da Memória em busca de informações sobre a história do município.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui