Teresópolis toda na Internet

 

 

Estudo sobre doenças em calamidades

UNIFESO promoveu seminário

Foto: UNIFESO
Teresópolis, 01/02/2011
- Nessa segunda, 31/01, foi transmitido no Auditório Omar Magalhães do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) o seminário “Doenças Decorrentes de Desastres Naturais”.

Estudantes da área de saúde e professores assistiram à teleconferência, que teve a moderação da professora Lilian Behring, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, e a participação dos conferencistas Vladmir Chaves Fernandes, mestre em Emergência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e oficial do Corpo de Bombeiros, e Edna Maria de Queiroz, mestre em Defesa Civil e oficial do Grupo de Operações Especiais do Corpo de Bombeiros. O seminário focou casos de enchentes e deslizamentos – fenômenos que recentemente abalaram a região serrana do estado do Rio de Janeiro.

O professor Vladmir Fernandes trouxe os principais conceitos de desastre e abordou questões como a vulnerabilidade dos locais atingidos, e o planejamento e a preparação dos profissionais da área de saúde em situações de emergência. “Os estudos sobre as fases do desastre são discutidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil através do que é chamado Ciclo de Desastres, onde é entendida a atuação de órgãos de resposta, reconstrução, prevenção e preparação”, revelou.

A questão do risco de transmissão de doenças, o cuidado no manejo de cadáveres, entre outras medidas importantes em situações de desastre foram esclarecidas pela professora Edna de Queiroz. Os interessados podem obter mais informações sobre o evento através do e-mail educacao@telessaude.uerj.br

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui