Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis: segurança e saúde

Autoridades garantem segurança da população

Teresópolis, 28/01/2011 - Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Força de Segurança Pública Nacional e do Gabinete de Gestão Integrada se reuniram nesta sexta-feira, 28, para informar que continuam trabalhando em parceria para garantir a segurança da população neste período pós-temporal.


Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho, foi traçado um plano de meta, com estratégias de trabalho para cobrir as áreas atingidas pelo forte temporal de 12 de janeiro, bem como dar continuidade à rotina do município.


“A cidade foi mapeada e dividida em setores de patrulhamento. As forças de segurança estão atentas a todas as ocorrências. Nenhum incidente atípico tem sido registrado. Todo o trabalho de segurança é concentrado no Centro de Gerenciamento de Crise, que reúne equipes do Exército, Força de Segurança Pública Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. As decisões são tomadas de forma ordenada entre todos os órgãos”, informou o Secretário.

Instalado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, o CGC fornece informações sobre pessoas desaparecidas, operações de resgate e endereços de abrigos, entre outros serviços. O telefone de contato é (21) 2743-0155. O e-mail é cgcteresopolis@gmail.com.

Segundo o Capitão Otemar Bianchini, comandante do efetivo da Força Nacional de Segurança em Teresópolis, o policiamento ostensivo é permanente no município. “Existem carros circulando pela cidade e em pontos estratégicos. Também procuramos fazer o patrulhamento de abrigos e de postos de donativos. Estamos à disposição da população”.

O Delegado titular da 110ª Delegacia Policial, Nilton Silva, e o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Julio Cesar Mafia, asseguraram que todos os incidentes relatados são apurados para checar a veracidade. “As forças de segurança estão nas ruas. Não se aceita a prática de furto nessa hora de sofrimento. É uma covardia muito grande com quem não pode se defender”, alertou o delegado. “Através de um somatório de forças estamos trabalhando para o município retomar o seu ritmo normal de vida. Mesmo porque o centro da cidade e o comércio não foram afetados pelas chuvas”, completou o Tenente-coronel Mafia.

Saúde pública

Secretária de Saúde, Solange Cirico. Foto: Portal TerêA Secretaria de Saúde informa que estão sendo tomadas medidas preventivas e de controle em vigilância, através de equipes da Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica.

Entre os trabalhos executados estão a vigilância da qualidade da água para consumo humano (coleta em diversos pontos da cidade para monitoramento e disponibilização e garantia de acesso ao hipoclorito de sódio a 2,5% para tratamento da água de consumo de abrigos e domicílios); acompanhamento das unidades assistenciais e abrigos; e monitoramento e acompanhamento diário de doenças e agravos de notificação compulsória (diarréia, leptospirose, síndromes febris, hepatites).

A Secretária de Saúde, Solange Cirico, enumerou algumas medidas assistenciais. “Identificamos as áreas afetadas e distribuímos equipes volantes para atuação in loco para imunização, curativos e atendimentos em geral. Realizamos também atividades de rotina nas unidades de saúde fixas para acompanhamento da população não atingida. Além disso, contamos com a parceria da sociedade civil organizada, como a Cruz Vermelha, Viva Rio, Rotary, Lions, Unifeso e grupos de resgate. Também recebemos e distribuímos os insumos e medicamentos para as unidades fixas, móveis e grupamentos de apoio”, pontuou Solange Cirico.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui