Teresópolis toda na Internet

 

 

UNIFESO: projetos para a cidade

Contribuição da área acadêmica

Teresópolis, 26/01/2011 - No dia 21 vieram a Teresópolis representantes de instituições universitárias e científicas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para uma reunião no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) com representantes do UNIFESO, da Prefeitura de Teresópolis, de organismos do governo estadual, igrejas e escolas da cidade, para saber de que forma as universidades e centros científicos poderiam colaborar no enfrentamento da crise.

Do UNIFESO estiveram presentes os Pró-Reitores José Feres Abido Miranda (Graduação) e Vicente de Paulo Carvalho Madeira (Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), além de dirigentes tanto da área acadêmica como da administrativa, e pela prefeitura participaram o secretário e o subsecretário da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, respectivamente Leandro Aschar e Luiz Antonio Decarlo.

Como a intenção inicial era dar a conhecer aos visitantes a situação do município, os participantes locais da reunião falaram sobre vários aspectos da tragédia, e das ações empreendidas até o momento. Falando pelo governo municipal, o secretário Leandro Aschar disse que “todas as contribuições são indispensáveis, seja a do cidadão que atua como voluntário, seja dos setores organizados, como as igrejas, as universidades e outras instituições, indo do conforto e do atendimento mais imediato às vítimas, até a aplicação da ciência e da tecnologia para a reconstrução da cidade, além da fiscalização do destino dos donativos e recursos recebidos”.

Foi ressaltada pela representação do UNIFESO o conjunto de ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica desde a ocorrência da calamidade, tendo sido esta atuação objeto de documento oficial entregue à Secretaria Municipal de Saúde, articulando esforços dos cursos e dos centros, além do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCTCO) e das demais clínicas e unidades da Instituição.

Ao final da reunião os participantes trocaram contatos, como primeiro passo para a formação de redes de atuação nas diversas áreas e necessidades. Falando pelo UNIFESO, o professor José Feres Abido Miranda declarou que “o momento emergencial entra agora em fase de transição, quando a academia poderá oferecer aquela que talvez seja a sua contribuição mais importante, que é o desenvolvimento de projetos de médio e longo prazo para a reconstrução das áreas atingidas e o progressivo retorno de nossa região à normalidade”.

O UNIFESO disponibilizou em seu site (www.unifeso.edu.br) três documentos, que podem ser baixados e impressos, para contribuir com as diversas instituições públicas e privadas mobilizadas para o enfrentamento da tragédia:

1) Curso Internacional sobre Desastres, Saúde e Desenvolvimento, da Organização Mundial de Saúde

 

2) Saiba como agir em caso de enchentes, folheto do Ministério da Saúde

 

3) Prevenção de desastres naturais, projeto originário da Universidade Federal de Santa Catarina

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui