Teresópolis toda na Internet

 

 

Sérgio Cabral esteve na cidade

Governador veio prestar solidariedade

Prefeito Jorge Mario e Sérgio Cabral estiveram no Caleme - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 14/01/2011 - Nesta sexta-feira, 14, o Prefeito Jorge Mario e o Governador do Estado, Sérgio Cabral, foram ao Caleme. No bairro, conversaram com moradores e viram de perto as necessidades das famílias atingidas.

Jorge Mario também esteve no interior para prestar solidariedade às famílias e para verificar a situação em que se encontram as localidades da Zona Rural, entre elas, Bonsucesso e Vieira. O presidente da FAERJ (Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro), Rodolfo Tavares, também acompanhou o Prefeito no interior.

O Secretário Estadual de Agricultura Christino Aureo, que veio acompanhando o Governador, pontuou o apoio do Governo Estadual aos trabalhos na Zona Rural. “Disponibilizamos 40 máquinas para ajudar no trabalho de desobstrução das estradas, recolhimento de entulhos e de escombros.

Além disso, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e a EMOP (Empresa de Obras Públicas) também estão cedendo máquinas para ajudar nestes serviços porque agora o mais importante é abrir acesso para que o socorro chegue aos locais mais difíceis”, enfatizou. Aureo também falou sobre o pedido do Governo do Estado à presidente Dilma no sentido de que o Governo Federal possa expedir Medida Provisória possibilitando a renegociação das dívidas rurais para ajudar aos agricultores na reconstrução.

Perdas da agricultura de Teresópolis ultrapassam 80%

O município de Teresópolis é responsável pela produção de 70% das hortaliças no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o secretário municipal de Agricultura da cidade, Fernando Mendes, as chuvas destruíram mais de 80% das plantações, não somente de hortaliças, e a produção está comprometida. O prejuízo ainda está sendo calculado e ainda não há uma estimativa de quanto tempo será necessário para recuperar as áreas e retomar a produção.

Para se ter uma ideia, Teresópolis responde pelo abastecimento de hortaliças da Grande Rio, da cidade de Juiz de Fora e também é o único fornecedor de tangerina Ponkan do Estado do Espírito Santo.

Para possibilitar o acesso a localidades da zona rural do município que ainda estão isoladas, o secretário apresentou um projeto para o Exército para a construção de três pontes metálicas. As estruturas seriam montadas no acesso das seguintes localidades: Cruzeiro, Brejal e Pessegueiros. A ponte do Cruzeiro daria acesso a Santa Rita, um dos pontos mais inacessíveis da cidade, Arrieiro e Engano. Com a estrutura do Brejal, daria para chegar também à Fazenda Suíça e ao Parque Boa União. A partir de Pessegueiros, o acesso a Campo Limpo e Prates seria facilitado.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui