Teresópolis toda na Internet

 

 

Secretários fazem o balanço das chuvas

População precisa ter cuidado com doenças

Secretário de Defesa Civil, Flávio Castro - Foto: Portal TerêTeresópolis, 13/01/2011 - A imprensa foi convocada para entrevista com o Secretário de Defesa Civil, Flávio Castro, a Secretária de Saúde de Teresópolis, Dra. Solange Cirico e o Chefe de Vigilância Epidemiológica, Dr. Daniel Hernandes.

Abrindo a reunião o Secretário Flávio atendeu a imprensa de vários orgãos da grande mídia, e atualizou os dados da tragédia até o momento.

Secretária de Saúde de Teresópolis, Dra. Solange Cirico - Foto: Portal Terê
Acompanhe todas as informações atualizadas na matéria geral atualizada das chuvas - clique aqui


Prosseguindo a entrevista coletiva,  a Secretária de Saúde Solange e o chefe de Vigilância Epidemiológica Dr. Daniel Hernandes, alertaram a população sobre os riscos das doenças que normalmente surgem após grandes enchentes e fizeram um alerta de que, aos primeiros sintomas, a populaçao deve procurar ajuda médica imediata.


Conheça um pouco das principais doenças:

Chefe de Vigilância Epidemiológica, Dr. Daniel Hernandes - Foto: Portal Terê- Leptospirose, causada pela bactéria presente na urina de ratos, pode ser transmitida através do contato com água ou lama contaminada. A população deve impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados, como as águas paradas de chuva. Os principais sintomas são: febre alta, calafrios, dores musculares e pele amarela. Não existe nenhuma vacina contra a leptospirose para seres humanos, somente para uso em animais, como cães, bovinos e suínos.

- Diarréia, hepatite A e E, causadas principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados.


- Tétano: durante as enchentes  e deslizamentos é comum a ocorrência de acidentes. Mantenha ferimentos e arranhões limpos. Quem não foi vacinado recentemente e teve contato com águas de chuva e lama, deve procurar um posto de saúde para mais informações.

Tome cuidado ainda com cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos, eles podem se esconder nas casas, quintais, locais com lixo e entulho. Use botas e luvas ou sacos plásticos amarrados para proteger pés e mãos.

É importante que as pessoas tenham muito cuidado com o uso da água que será consumida. A água que você utiliza para beber e lavar os alimentos deve ser tratada, se  a água estiver barrenta, use uma toalha limpa como coador para a retirada de partículas grandes. Filtre a água novamente. Se não tiver filtro à vela, use filtro de coar café.

Utilize o Hipoclorito de sódio distribuído pela secretaria municipal de saúde: pingue 02 gotas de hipoclorito para cada litro de água. Espere 30 minutos antes de utilizar a água. Quando for limpar a casa ou quintal, utensílios e superfícies, utilize água sanitária da seguinte forma: Em um balde coloque 20 litros de água e acrescente 4 xícaras de  café  de água sanitária. Todo alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças.

Portal Terê
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui