Teresópolis toda na Internet

 

 

Professora do UNIFESO no Conselho da Cidade

Representando as instituições acadêmicas

Teresópolis, 11/01/2011 - A professora Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), assumiu oficialmente a vaga no Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis (CMCDS) como representante da Instituição. No dia 23 de dezembro, em reunião realizada no Teatro Municipal, ela foi convocada para compor o plenário – órgão superior do Conselho – representando a sociedade civil no segmento das instituições acadêmicas e de pesquisa.

“Eu tenho uma história de participação em diferentes movimentos da cidade, enfim, tenho já toda uma história profissional e de vida que me possibilita uma maturidade para participar deste Conselho.

Presenciei diversas conferências, entre elas municipais, estaduais e até nacionais”, revelou a professora Ana Maria, concluindo que assumir a cadeira no CMCDS significa seguir uma trilha de mais de três décadas representando segmentos da sociedade.

Segundo ela, são os participantes da conferência que elegem as instituições que vão compor o Conselho. A estas, cabe indicar os seus representantes. De início a professora Ana Maria não teve condições de assumir a vaga devido ao seu curso de Doutorado. A Instituição foi representada então pelo professor Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO.

“Combinei com o professor Vicente Madeira que ele assumiria até quando eu terminasse meu trabalho, tendo em vista que o professor Madeira já faz parte do Conselho Municipal de Saúde. Dessa forma não sobrecarregaria ninguém”, contou Ana Maria. “Eu espero que, com a esperança daqueles que entendem que fazer valer a cidadania é importantíssimo, eu consiga contribuir positivamente para nossa cidade”, completou.

Sobre o Conselho

Criado pela Lei Municipal nº 2.597 de 03 de outubro de 2007, o CMCDS é vinculado ao Gabinete do Prefeito e atua junto à Câmara Municipal, ao Poder Executivo Municipal e outros conselhos da cidade. Exerce funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras para o controle social nas áreas de desenvolvimento urbano, rural e sustentável.

Trata-se de um órgão de natureza representativa e participativa. Tem como finalidade constituir-se em um espaço de exercício de cidadania e união da sociedade e poder público na integração das políticas de gestão, tendo como referência o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis.

“Compete ao Conselho a discussão deste Plano Diretor. E agora em 2011 ele terá uma importância fundamental, pois é o ano de discussão e elaboração do próximo Plano Diretor e o último do Plano que está em vigor. Será um ano muito importante não só para o Conselho, mas também para Teresópolis. Será o momento de rever o seu Plano atual e pensar em um novo”, explicou a professora Ana Maria. Como representante do segmento acadêmico e de pesquisa, Ana Maria destacou a necessidade de levar ao Conselho discussões a partir da experiência e do conhecimento desenvolvidos na Instituição.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui