Teresópolis toda na Internet

 

 

Fim do Seminário do Plano de Cultura

Palestras traçaram diagnóstico culturalProfessor Ayrton Rebello, Nara Zeitune, secretário de Cultura, Wanderley Peres, Richela Amaral, Jonathan Fernandes e Faier Farias, da Companhia Dança Comigo, e subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 16/12/2010 - Na última sexta-feira, 10 de dezembro, foi realizada na Casa da Memória Arthur Dalmasso a última palestra do Seminário para Construção do Plano Municipal de Cultura. Promovido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis e pelo Conselho Municipal de Cultura, o seminário teve como objetivo traçar o diagnóstico cultural da cidade, contribuindo para a construção do Plano Municipal de Cultura.

Os sete encontros foram coordenados pelo subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e trataram, a cada semana, de um tema diferente ligado à cultura.


“O seminário permitiu discussões significativas e elucidativas, possibilitando uma melhor capacitação não só dos responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Cultura, mas de todos os interessados. A partir de agora, vamos aliar este conhecimento às orientações recebidas pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria Estadual de Cultura para montar um plano eficiente, que atenda às reais demandas do setor cultural e também aos anseios da população”, avaliou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

As palestras tiveram início no dia 22 de outubro e, durante este período, foram abordados os temas ‘Patrimônio Histórico, Memória e Museologia’, ‘Culturas Urbanas e Culturas Populares’, ‘Audiovisual e Artes Visuais’, ‘Culturas afro-brasileira, branca e indígena’, ‘Artesanato e Redes Sociais’ e ‘Música e Literatura’. Fechando o ciclo, na semana passada, foram discutidos os temas Dança e Teatro, defendidos pela bailarina Richela Amaral e pela atriz Nara Zeitune, respectivamente.

Eleita delegada na Conferência Nacional de Cultura, representando Teresópolis, a atriz Nara Zeitune falou sobre a história do teatro, ressaltou o trabalho executado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, considerado hoje um grande ponto de encontro de artistas, e destacou propostas do Ministério da Cultura para aparelhar os espaços culturais dos municípios. Entre outros assuntos, citou ainda problemas enfrentados no setor e lembrou tópicos das conferências estadual e nacional de cultura, que se transformaram em propostas reais, já aprovadas dentro do Plano Nacional.

Bailarina profissional e professora de dança, Richela Amaral ressaltou a presença de ótimos profissionais da dança em Teresópolis, falou sobre o desenvolvimento da dança e dos novos ritmos existentes. Também convocou a categoria para participar mais ativamente do Grupo de Trabalho (GT) do Fórum Municipal de Cultura, que recebe pouca procura dos artistas ligados ao setor, o que dificulta até mesmo a identificação das necessidades. Richela citou ainda a criação da Delegacia da Dança, sob o comando da professora Simone Chacon, eventos como o festival e o seminário da dança, a serem realizados ano que vem em Teresópolis, e destacou também os benefícios da dança.

Para o subsecretário Ronaldo Fialho, o evento teve saldo positivo. “Após sete encontros, avalio que tivemos algumas palestras excelentes. O intuito do seminário foi cumprido, pois aprendemos bastante coisas e pudemos tirar o máximo proveito de cada encontro realizado”, finalizou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui