Teresópolis toda na Internet

 

 

Encerramento do ProJovem Adolescente

Inscrições para 2011 em janeiroFoto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 16/12/2010 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, promoveu na tarde desta quarta-feira, 15, a festa de encerramento do ano dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, o ProJovem Adolescente.

Cento e noventa e oito alunos das oficinas de capoeira, hip hop e teatro comemoraram o fim das aulas com apresentações das atividades desenvolvidas durante o ano de 2010, com direito a bolo, docinhos e cachorro-quente. Para 2011, as inscrições acontecerão em janeiro, na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Foto: Roberto FerreiraAbordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social por meio da arte, cultura, esporte e lazer, o programa visa sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e à saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e às diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

“Todo programa social é um grande investimento para a cidade e para vida das pessoas. Nossa perspectiva é construir uma história com nossos jovens. Nesse sentido, os programas sociais atendem não só ao jovem, mas a toda a família”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Rudimar Caberlon, as oficinas do ProJovem Adolescente fazem parte de um processo de construção de um futuro melhor para a vida desses jovens. “Essas aulas são formas dos jovens, que não estão no turno escolar, estarem em atividade aprendendo a se comunicar melhor e não ficarem em situação de vulnerabilidade nas ruas ou sozinhos em casa, enquanto os pais precisam trabalhar”, explicou.

Alexa Muniz, moradora da Fonte Santa, tem 15 anos e deseja continuar as aulas de capoeira em 2011. “Não quero parar, sempre quis fazer capoeira e se eu puder continuar vai ser muito bom. Sei que existe uma procura grande pelos cursos, ainda mais porque eles são de graça e nós ainda recebemos vale transporte e lanche no final do dia”, disse a adolescente.

ProJovem Adolescente

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo vinculado aos CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) para jovens de 15 a 17 anos pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social. O programa tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui