Teresópolis toda na Internet

 

 

Último Cultura nos Bairros 2010

Trupe visitou a Beira Linha

Exibição de malabares com o agente cultural Alexandre Zigoto - Foto: Geórgia JaharaTeresópolis, 15/12/2010 - A comunidade da Beira Linha recebeu neste domingo, 12 de dezembro, a visita da trupe do projeto Cultura nos Bairros, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Esta foi a última edição do projeto em 2010 e deixou gostinho de quero mais.

“O Cultura nos Bairros é um dos projetos da Secretaria de Cultura que melhor define a preocupação do nosso governo junto às camadas mais necessitadas de entretenimento de qualidade. Desde que foi criado, em junho de 2009, já visitou 29 comunidades, sempre levando atrações artísticas e culturais, na busca de oferecer às famílias uma tarde diferente”, lembra o Prefeito Jorge Mario.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, levar a arte onde o povo está tem sido a maior virtude do projeto. “O Cultura nos Bairros tem sido muito útil para a secretaria localizar os valores artísticos de Teresópolis. Levamos cultura aos bairros e encontramos artistas que passam a interagir com a secretaria em outros projetos. Isso tem sido muito bom”, diz.

Na Beira Linha, as atividades foram realizadas no entroncamento entre as ruas Beira Linha e Paraná, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla, e começaram com o teatro de rua, incluindo improviso e interação entre artistas e comunidade. Logo depois, o agente cultural Alexandre Zigoto animou a plateia com exibição de malabares. Em seguida, os agentes culturais Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Maura Ferreira, Thiago Hausen e Diego Prata encenaram o espetáculo ‘Transitando’, que vem fazendo sucesso nas comunidades. Composto por esquetes, o espetáculo aborda as questões ligadas à educação no trânsito, com o intuito de despertar a conscientização das pessoas para temas como a direção defensiva e o perigo da combinação álcool x direção.A cantora e repentista Wanda Pinheiro - Foto: Geórgia Jahara

Abrindo a programação musical, a cantora e repentista Wanda Pinheiro apresentou à comunidade alguns de seus repentes e cantou sucessos como ‘Coração de Papel’ e ‘Estúpido Cupido’, contando com a parceria do professor Ayrton Rebello, um dos coordenadores do projeto. Paulo Medeiros também se apresentou, cantando sucessos do Grupo Raça Negra e do cantor Ovelha.

Logo depois, foi a vez da comunidade se fazer presente, através da participação dos artistas locais. Moradoras do bairro, as pequenas Mariana Barroso e Julia dos Santos, de 9 anos, fizeram sucesso dublando algumas canções de repertório gospel.

A agente cultural Gisele Rosini deu uma canja - Foto: Geórgia JaharaEm seguida, foi a vez do estudante Victor Nogueira da Cruz, que também apostou no repertório gospel, cantando duas músicas do cantor Fernandinho e ainda a canção ‘24 horas de adoração’, de autoria própria. “Achei uma excelente iniciativa, pois permite que as pessoas mostrem sua arte e seu talento, além de possibilitar a integração da comunidade”, comentou Victor.

Ainda em se tratando de participação local, a edição contou também com a apresentação de Lampião, conhecido do público que assiste o Encontro de Cultura de Raiz, que interpretou duas músicas também de autoria própria. Por fim, a agente cultural Gisele Rosini também aproveitou para dar uma canja, cantando ‘Senhora Rezadeira’ e ‘Águas de Março’.

Sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o projeto Cultura nos Bairros foi lançado em 2009 e visitou 18 comunidades no ano passado. Este ano, a trupe esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande, Pimentel, Canoas, Pinheiros, Água Quente, Pessegueiros, Quinta Lebrão, Prata dos Aredes, Vila Muqui, Três Córregos, Coreia, Venda Nova, Caleme, Centro (Colégio Estadual Edmundo Bittencourt) e Beira Linha, totalizando mais 19 comunidades atendidas. O projeto entra em recesso agora e será retomado em fevereiro de 2011.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui