Teresópolis toda na Internet

 

 

Mudanças no Hospital das Clínicas

Reestruturação e ampliação já começaram

Foto: Giovana Campos/UNIFESOTeresópolis, 15/12/2010 - O projeto de reestruturação e ampliação do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi apresentado na tecnologia 3D às autoridades acadêmicas, professores e estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e à direção e funcionários do Hospital no dia 14 de dezembro.

“São mudanças que já esperávamos há bastante tempo, e estamos percebendo que as melhorias estão chegando, com a aquisição de novos equipamentos, a reforma dos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) que já começou e o ambulatório novo, que logo será inaugurado”, destacou a doutora Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do HCTCO, ao se pronunciar sobre os avanços que estão acontecendo no Hospital e que trarão novidades para o próximo ano.

O encontro não só ilustrou aos presentes as mudanças previstas na organização físico-funcional do Hospital, como também serviu para uma troca de ideias sobre as necessidades dos setores, esclarecer dúvidas e levantar sugestões. O projeto foi comentado pelo engenheiro hospitalar André Luiz Evangelho Lopes, responsável pelo trabalho elaborado junto aos arquitetos João Maurício Rodrigues e Ana Gabriela Steinhäuser. De acordo com André, entre os objetivos está separar os ambientes de entrada, onde circulam funcionários e estudantes, dos de serviços e de pacientes. Além disso, as instalações e os serviços do Hospital serão divididos nos cinco prédios: maternidade; casos de complexidade; internação e emergência; apoio (como subestação de energia, resíduos e arquivo morto) e outro para a parte administrativa.

“Este Hospital parte para uma nova lógica que é separar a maternidade do processo de assistência em geral. Aqui também já está se separando o ambulatório deste processo. Com isso, passa a ser um Hospital de resolutividade, tendo para isso dez salas cirúrgicas, 22 leitos de CTI e 15 leitos de CTI neonatal, fora os 196 quartos de internação comum”, contou o engenheiro André. “Com isso o HCTCO deixa os problemas de níveis e de fundos atuais, e passa a ser linearizado. Para isso, contará com a aquisição de sete elevadores, melhorando o fluxo vertical do hospital”, acrescentou.

Acompanharam a apresentação os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e Reitor do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e os diretores do HCTCO José Eduardo da Costa Gircys, de Integração Ensino-Assistência; Adriana Coutinho Fonte, de Enfermagem; e Michele Mendes Hiath, de Administração.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui