Teresópolis toda na Internet

 

 

Dança Sênior: boa dica para hipertensos

Alunos do Unifeso promoveram evento

Teresópolis, 14/12/2010 - Um exercício atraente, leve, com passos fáceis de aprender pode ser um grande aliado na melhoria da qualidade de vida dos hipertensos. Além da descontração e integração, a Dança Sênior, quando conduzida por um profissional, pode trazer grandes benefícios à saúde.

Apostando neste tratamento, a fisioterapeuta Danielle de Paula Aprígio Alves, estudante da Residência Multiprofissional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO); e as estudantes Fernanda Regadas, Ana Carla Oliveira e Claudia Soares, do sétimo período do curso de Fisioterapia promoveram um café da manhã com um grupo de hipertensos das comunidades do Rosário e do Perpétuo, com o objetivo de promoverem uma abordagem educacional em saúde.

O primeiro encontro do projeto “Café da Manhã do Hipertenso” aconteceu no dia 9 de dezembro na Unidade Básica de Saúde do Rosário, e contou com a presença de agentes comunitários. O evento começou com a exibição de um filme educativo sobre a doença. Em seguida, as acadêmicas e a residente ministraram uma palestra sobre a importância da atividade física na prevenção e no controle dos níveis pressóricos. Para finalizar, a comunidade presente se divertiu com os passos da dança e saboreou um saudável café da manhã.

“Acho muito importante esta atividade porque nos incentiva a praticar o exercício físico, seguir a dieta, enfim, motiva-nos a cuidar mais da saúde. Além disso, somos cuidadas com muito carinho e atenção”, avaliou a aposentada Maria das Graças após tomar o seu lanche.

Para a fisioterapeuta Daniele, esta primeira experiência foi bastante produtiva. “A participação da comunidade, da equipe do posto e das estudantes favorece o vínculo entre os profissionais e entre aqueles que possuem o saber científico e os que possuem o saber popular”, concluiu.

As vantagens da Dança Sênior

Como explicou a estudante Fernanda Regadas, a atividade é valiosa para pessoas idosas por favorecer um envelhecimento com saúde, prevenindo as limitações da idade ou auxiliando a pessoa a conduzi-las. Entre os benefícios estão o estímulo à motricidade, à mobilidade das articulações e à capacidade cognitiva, permitindo assim a manutenção da capacidade mental, além da intensificação da respiração e da circulação sanguínea.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui