Teresópolis toda na Internet

 

 

1ª turma de agente administrativo do Pique Jovem

Jovens preparados para o primeiro emprego

José Miguel Ferreira Júnior recebe o certificado do Prefeito Jorge Mario - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 14/12/2010 - A alegria e a descontração marcaram a formatura dos 34 jovens da primeira turma do curso de agente administrativo do Pique Jovem - Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo.

Realizada no último sábado, 11, no Teatro Municipal, e presidida pelo Prefeito Jorge Mario, a solenidade reuniu formandos, familiares, convidados e autoridades. Realizado entre os meses de junho e dezembro no Centro de Formação Profissional da Prefeitura, no bairro de São Pedro, o curso de agente administrativo totalizou 200 horas, com aulas de português, matemática, redação oficial, básico de informática (Excel e Word), conversação em inglês e relações interpessoais.Foto: Roberto Ferreira

Direcionado aos jovens entre 14 e 18 anos incompletos, o Pique Jovem foi lançado em março pelo Governo Jorge Mario em substituição ao Promaj (Programa Municipal de Atendimento ao Jovem) e oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de administração, educação e saúde.

Os adolescentes recebem bolsa-auxílio e passagem de ônibus. O objetivo é que após a passagem pelo programa os integrantes sejam inseridos no mercado de trabalho. A coordenação fica a cargo das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.

Jorge Mario fez questão de destacar que o Pique Jovem cumpre um compromisso de gestão: o de qualificar os jovens para o primeiro emprego, principalmente os de famílias carentes. “Retiramos das ruas os adolescentes que trabalhavam em situação de vulnerabilidade pessoal no estacionamento rotativo e encaminhamos para setores administrativos da Prefeitura, do Judiciário e de instituições parceiras. Disponibilizamos cursos para que tivessem melhores oportunidades de ocupar espaço no tão disputado mercado de trabalho. O Pique Jovem já mostra resultados, pois temos 20 jovens que deixaram o programa ao completar 18 anos já empregados”, comemorou o Prefeito, acompanhado da Primeira-dama Cláudia Sedlacek.

Durante a formatura, o Prefeito Jorge Mario foi homenageado pela criação de um programa com a proposta do Pique Jovem. “Esse programa transforma a vida dos adolescentes, dá oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e chama o jovem à responsabilidade”, elogiou Lúcia Helena Pinho Pereira, que entregou o troféu em nome dos pais das moças e rapazes atendidos pelo Pique Jovem.

“Seis jovens desse grupo de formandos fizeram entrevista de emprego para o programa Jovem Aprendiz na empresa de informática Alterdata, e estão aguardando resposta”, informou a coordenadora do Pique Jovem, Fátima Machado.

A solenidade contou também com a premiação dos três adolescentes que apresentaram os melhores trabalhos no primeiro concurso de redação do programa, que teve como tema “Em paz com as palavras”. Foram premiados Danilo Cesar Soares Couto - 1º lugar com a redação “Novo hábito”, Geovane Rebello de Souza - 2º lugar com o texto “Paz nas comunidades”, e Patrícia da Silva Sendon - 3º lugar com o tema “Paz e violência”.

Futuro promissor

Os pais e os adolescentes vêm o Pique Jovem como uma ponte para um futuro promissor. “É uma experiência bastante útil. Com esse curso eu me considero preparado para o primeiro emprego”, comentou Danilo Cesar, 17 anos, lotado como agente administrativo no Departamento de Informática da Prefeitura. “Ele ocupa o tempo com uma atividade útil, aprende a ter responsabilidade e a administrar o próprio dinheiro”, enalteceu a mãe do adolescente, a secretária Selma Soares.

Gisele Conceição dos Santos, 17 anos, trabalha na central de marcação de consultas da Secretaria de Saúde e também se formou no último sábado. “No Pique Jovem aprendi muita coisa importante em preparação para ingressar no mercado de trabalho”, disse, satisfeita. “No programa ela recebe boas orientações para ser encaminhada profissionalmente, usando bem o tempo fora da escola”, valorizou a aposentada Eliete Pereira da Conceição, mãe de Gisele.

A perspectiva de deixar o programa e ser encaminhado para o mercado de trabalho agrada o adolescente José Miguel Ferreira Júnior, 17 anos. “No Promaj não tínhamos essa perspectiva, e no Pique Jovem isso tem mais possibilidade de acontecer. Nós nos sentimos mais seguros ao aprender a rotina do trabalho e a exercer melhor nossa função no setor onde estamos lotados”, opinou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui