Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis, Cidade Digital?

Município pode receber banda larga a baixo custo

Teresópolis, 09/12/2010 - Na última semana, as cidades do Conleste – Consórcio das cidades que estão no entorno do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) - mega empreendimento da Petrobras na cidade de Itaboraí, entre elas Teresópolis, reuniram-se com o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias, na FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, no Rio de Janeiro. O encontro teve como tema principal a instalação de um corredor digital nos municípios integrantes do consórcio.

Representando o Prefeito Jorge Mario, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Leandro Aschar participou do encontro, que também contou com a presença das cidades de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Tanguá. Participaram ainda da reunião as entidades FINEP e UFF (Universidade Federal Fluminense), além de técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Rede Nacional de Pesquisas e do Conselho Gestor do Conleste.

Segundo o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, será implantado um corredor digital entre as cidades do Conleste utilizando, para isto, a infraestrutura de Fibra Ótica da RNP – Rede Nacional de Pesquisas do MCT. “Até o dia 10 de dezembro, o Governo Federal pretende fechar com os municípios um protocolo de intenções que estipulará as responsabilidades de participação de cada cidade e do MCT”, afirmou Elias. Nesta data, as cidades do consórcio deverão apresentar seus centros de pesquisa, bem como as facilidades para que os cabos da RNP sejam implantados no perímetro do município.

Para Leandro Aschar, a proposta é irrecusável. “Teresópolis será beneficiada com banda de alta capacidade para acessar a própria rede de pesquisas, bem como a Internet, sem arcar com os pesados custos de implantação e aluguel de banda que são caríssimos quando providenciados pelas operadoras de Telecom. Caberia à cidade apenas a negociação dos postes para a passagem da fibra e futura manutenção do sistema no município”, explicou.

“Somos um dos 13 municípios inseridos no Conleste, e a nossa participação na implantação e operacionalização do Comperj é uma grande vitória, pois nos possibilita participar de grandes projetos, como é o caso do corredor digital. Além disso, este projeto vai totalmente de encontro à uma das nossas propostas de governo, que é o de transformar Teresópolis em uma cidade digital”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

A cidade de São Gonçalo ficou com a missão de adaptar um antigo projeto seu que trata do mesmo objetivo, acrescentando os novos municípios do Conleste, como Teresópolis, e liderando os próximos encontros para finalização da proposta de parceria entre o consórcio e o MCT.

Na oportunidade o Secretário Leandro Aschar convidou o Secretario Executivo do Ministério para visitar a cidade de Teresópolis e divulgar a assinatura do Protocolo de intenções junto ao Prefeito Jorge Mario e demais autoridades do município. O Secretário Executivo Luiz Antônio Elias demonstrou grande interesse e ficou de consultar sua agenda garantindo antecipadamente seu esforço para viabilizar a visita.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui