Teresópolis toda na Internet

 

 

Lixo de Teresópolis bem tratado

Prefeitura assina tratado de intenções

Caminhão recolhe o lixo em Teresópolis - Foto: Arquivo AsComTeresópolis, 09/12/2010 - Teresópolis está avançando na política de tratamento ambientalmente correto ao lixo no município, conforme orientação do Prefeito Jorge Mario. Foi assinado no início do mês um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Teresópolis e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e a Associação Brasileira de Cimento Portland para a elaboração do plano municipal de gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos.

A assinatura aconteceu durante a 2ª Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Norte Fluminense, realizada de 3 a 5 de dezembro paralelamente em Cordeiro, Macuco e Cantagalo.

Assinado também pelas Prefeituras de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes, o documento prevê o estudo de viabilidade de compartilhamento de tecnologia e realização de diagnóstico para a formulação dos planos.

O objetivo é atender a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e cujo objetivo é tentar resolver o problema da produção de lixo das cidades brasileiras. A lei cria a “responsabilidade compartilhada”, que envolve a sociedade, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal na gestão de resíduos sólidos. Isso inclui as cooperativas de catadores, que devem agora ser incentivadas pelo poder público. Por lei, agora, as pessoas terão que acondicionar de forma adequada seu lixo para a coleta, inclusive fazendo a separação em locais que houver coleta seletiva.

“Teresópolis está à frente de muitos municípios em relação à destinação e ao tratamento adequado do lixo. Inauguramos um aterro sanitário considerado um modelo ecológico a ser seguido, e também implantamos a coleta seletiva solidária em mais de 20 bairros. Agora, caminhamos para a gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos, em mais uma etapa do nosso plano de desenvolvimento econômico sustentável do município”, comemora Jorge Mario, acrescentando que as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Defesa Civil vão elaborar ações conjuntas para conscientizar os empresários sobre a importância da destinação correta do lixo que suas empresas produzem.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui