Teresópolis toda na Internet

 

 

Último Cultura de Raiz do ano foi sucesso

Casa cheia no fim da temporada 2010Casa Cheia - Fotos: Rafael Peres e Luciana Daumas

Teresópolis, 09/12/2010 - Em meio a toda a movimentação gerada pelo Festival Consciência Ampla Cultural, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, sediou, também no domingo, 5, o 11º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis. Durante cerca de cinco horas, o público que lotou a casa pode curtir muita música de raiz, prosa, versos, repentes, enfim, o melhor da cultura popular existente em Teresópolis.

"Em 2011, estaremos de volta com novidades tanto no Cultura de Raiz como no Cultura de Raiz Itinerante, primeiro desdobramento do projeto e que também tem rendido bons frutos”, afirma o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Adão Curió da Viola e Daniel Vieira - Fotos: Rafael Peres e Luciana DaumasO Cultura de Raiz do último domingo teve gostinho especial e não faltaram artistas para alegrar a plateia. Como de costume, o engenheiro agrônomo Beto Selig comandou a apresentação do encontro, que segue formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça. Foram quase 25 apresentações, com a participação de muitos artistas, mostrando seu talento na voz e nos instrumentos.

Entre as apresentações, destaque para o sanfoneiro Amado Rodrigues, que fez sucesso com ‘A professora e o vagabundo’ e ‘Menina linda’, e para Cândido Neto que, acompanhado de Genaro da Zabumba e Tião do Triângulo, apresentou o Reizado a São José, canção do folclore brasileiro.

Coral Municipal - Fotos: Rafael Peres e Luciana DaumasTambém chamou a atenção a apresentação do Coral Municipal. Sob a regência do maestro Ricardo de Oliveira, o grupo emocionou a plateia com ‘Procissão da Chuva’ e ‘Estrela do Mar’. E fizeram sucesso ainda Regina Din e Álvaro Pio, com ‘Gostoso demais’, assim como o cantor e repentista Zé Rodrigues, que divertiu a todos mostrando o melhor da música de improviso.

Um dos momentos marcantes do evento foi a apresentação do grupo formado por Arnaldo Almeida, Bulo Fialho, Damo Dara e Eder Junior, que encantaram com ‘Trenzinho Caipira’, de Villa-Lobos. Logo em seguida, um pout-pourri de valsas brasileiras, tocado por Damo Dara. E destaque ainda para a o Grupo Encantos e Batuques, que mostrou ao público um pouco da congada mineira.

Charles Anjo também fez sucesso ao apresentar ‘Canto Indígena’, e logo depois, ainda acompanhou Gisele Rosini em ‘Quinto Império’. O evento teve ainda a presença de Nando Gabrielli, que cantou ‘Rancho Fundo’ e ‘Serra da Boa Esperança’, e do grupo ‘Inho Three’, que veio diretamente de Lumiar para participar do evento. Juntos, Mario, Tadeu, Francisco, Mason Lee e Ana Maria animaram o público com ‘Último Pau de Arara’. “Foi um prazer estar aqui. Adorei. Voltaremos com certeza”, comentou Francisco.

Encerrando a programação, Alcyr Passos relembrou o samba, destacando canções consagradas como ‘Aquarela brasileira’, que levantaram o plateia e fizeram o público cantar em coro. “Agradecemos a todos aqueles que estiveram conosco durante toda esta temporada. O Cultura de Raiz veio pra ficar. Logo, logo, estaremos de volta, com mais artistas e novidades, sempre valorizando a cultura popular teresopolitana”, finalizou o subsecretário Ronaldo Fialho.

O Encontro de Cultura de Raiz é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).

Participantes

Participaram do 11º Encontro de Cultura de raiz – temporada 2010 o seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Daniel Vieira, Wanda Pinheiro, Eder Junior, Paulo Medeiros, Amado Rodrigues, Lampião, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Deusecílio, Álvaro Pio, Crésio da Vila, Arnaldo Almeida, Bulo Fialho, Damo Dara, Grupo Encantos e Batuques, Cândido Neto, Coral Municipal (com maestro Ricardo de Oliveira e participação de Luana Barbosa), Regina Din, Carmen Bartoly, Vera Boccard, Jorge Viajante, Manoel Rezende, Charles Anjo, Gisele Rosini, Nando Gabrielli, Zé Rodrigues, Grupo Inho Three (Francisco, Mario, Tadeu, Mason Lee e Ana Maria) e Alcyr Passos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui