Teresópolis toda na Internet

 

 

Casa de Cultura recebeu grandes nomes

Festival Consciência Ampla CulturalDaniel Azulay - Foto: Luciana Daumas

Teresópolis, 07/12/2010 - O cantor Moraes Moreira encerrou com chave de ouro na tarde deste domingo, 5 de dezembro, o Consciência Ampla Cultural - Festival de Artes e Leitura de Teresópolis. Com minishow acústico seguido de bate-papo, o cantor encantou e divertiu a platéia.

IO evento foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, de 1º a 5 de dezembro. Durante cinco dias, reuniu inúmeras atrações culturais de diferentes modalidades, com a presença de artistas locais, além de artistas e pensadores de renome nacional.


Canta enquanto Conta - Foto: Luciana Daumas“Unindo forças conseguimos sediar este grande projeto, oferecendo ao público teresopolitano o acesso à cultura, por meio de um evento de altíssimo nível, com atrações diversificadas e personalidades renomadas, prestigiando também os artistas da cidade”, comemorou o Prefeito Jorge Mario.

“Foi uma maratona cultural, que será lembrada por muito tempo. Toda a cidade ganhou com um evento de desse porte”, completou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. “O festival promoveu o intercâmbio cultural, compartilhando conhecimento. Após cinco dias de evento, estamos satisfeitos com o resultado. A parceria com a Prefeitura de Teresópolis foi excelente, tivemos todo o apoio que precisávamos, e a resposta do público foi muito positiva”, avaliou Nelson Freitas, diretor da empresa Água Quente.

Iniciado na quarta-feira, dia 1º, com entrada franca, o Festival Consciência Ampla Cultural trouxe a Teresópolis debates com artistas e pensadores renomados, shows, espetáculos de circo, teatro, dança, contação de histórias, oficinas de pintura e de criação de brinquedos, exposições de artes e exibição de filmes premiados. O escritor Ferreira Gullar foi a grande atração da quarta-feira, enquanto Frei Betto e os cantores Toni Garrido e Martinho da Vila brilharam na noite de quinta. Na sexta, 3, o dia foi dedicado à literatura, com a presença de Bia Bedran, Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant'Anna e Roberto DaMatta.

Bia Bedran - Foto: Rafael PeresNo sábado, 4, o dia começou com o ‘Encontro com a Arte e o Pensamento de Lúcia Fidalgo e Bia Bedran’. À tarde, destaque para o Encontro com Escritores de Teresópolis, que reuniu nomes como Delmo Ferreira, Andréa Viviann, Néli Pampillon, Israel Sartini, Wanderley Peres, Maria Helena Lisboa da Cunha, num descontraído bate-papo sobre a memória municipal e a identidade do teresopolitano.

Logo depois, momento dedicado ao teatro com a Mostra de Esquetes de Teatro de Teresópolis, seguida de avaliação técnica e debate com o diretor musical, escritor e teatrólogo Caique Botkay. O sábado teve ainda contação de histórias com Nara Zeitune, e o segundo show com a escritora Bia Bedran, que encantou a criançada. À noite, um bate-papo com Danilo Caymmi e Francisco Bosco, no Teatro da Casa de Cultura.

Último dia de festival, o domingo, 5, foi especialmente dedicado às crianças, começando com a oficina de ‘Cultura Circense e Arte dos Malabares’, com Lucas Borelli e Ivo Bernardo. Logo depois, foi a vez do espetáculo ‘Canta Enquanto Conta’, com o Grupo Pirueta. E à tarde, o artista Daniel Azulay animou os pequenos com show de mágica, músicas e muitas brincadeiras. “Achei ótimo. Ele interagiu com as crianças e alegrou todo mundo. Lembrei da minha infância. E o mais importante é apresentar ao público infantil uma referência diferente daquelas que a mídia impõe a todo momento”, comentou a vendedora Solimar Modesto da Silva.

Fechando a programação, Moraes Moreira fez um minishow no fim da tarde de domingo, cantando alguns de seus grandes sucessos. Falou sobre sua trajetória, sobre Os Novos Baianos, apresentou algumas canções que fizeram o nome do grupo e também de sua carreira solo. Já no bate-papo com Julio Muniz, o cantor e compositor falou sobre música, literatura, política e a influência de João Gilberto na sua carreira. As raízes brasileiras e o trio elétrico também estiveram entre os assuntos tratados. “Adorei, foi um bate-papo maravilhoso, com o minishow. Perfeito para fechar um evento de tamanha importância como este”, comentou a atriz Nara Zeitune que esteve presente em todos os dias do festival e acompanhou de perto toda a programação.

Além de todas as atrações, durante os cinco dias de evento, foram realizadas oficinas de arte, pintura e reciclagem, e o público também recebeu orientações sobre a importância do consumo consciente de energia. “A grande presença do público, em todas as atrações oferecidas pela Consciência Ampla, comprova o sucesso do evento”, afirmou o subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui