Teresópolis toda na Internet

 

 

Evento cultural para educação infantil

Música, arte e meio ambiente nesta quarta

Teresópolis, 07/12/2010 - Brincar é uma forma de aprender. E, nesta quarta-feira, dia 8, cerca de 1.260 alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Teresópolis participarão do evento cultural “Quero Ser Grande. Uma Construção Musical”, às 8h e às 14h, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

A realização é do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação. “Essa iniciativa visa promover e incentivar a prática musical, a arte e a consciência ambiental junto às crianças por meio de atividades lúdicas. Ao promover reflexões sobre essas temáticas, o projeto colabora para agregar valor e formar crianças conscientes e que passarão as lições adiante”, explica a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn.

Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 1.900 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos de mais de 160 municípios brasileiros. Em inúmeros deles, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional, com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, e apresentaram melhores índices em avaliações do MEC.

A Educação Infantil se configura como uma das etapas mais importantes na formação social de uma criança. Essa é a fase fundamental para o seu desenvolvimento integral, seja em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual ou social. Para a Alessandra Meira, coordenadora do projeto da Editora Positivo, elementos culturais e artísticos ajudam a enriquecer o desenvolvimento e a socialização dos estudantes. “O objetivo principal desse evento é levar os temas às crianças de forma harmoniosa, com arte e entretenimento, contribuindo para despertar a motivação de cada aluno para o pensar e agir”.

Itinerante, o projeto foi desenvolvido exclusivamente para alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental de municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. Em Teresópolis, a solução educacional atende mais de 1.800 alunos da Educação Infantil e do 1° ano da rede municipal de ensino. Escolas, professores e alunos têm à sua disposição os Livros Didáticos Integrados, o portal Aprende Brasil, que promove a interação e a extensão das atividades propostas em sala de aula, e a assessoria pedagógica aos docentes, que pode ser presencial, quando a equipe pedagógica da Editora visita os municípios a fim de dar todo o suporte necessário para que eles possam trabalhar com as propostas da solução educacional, além do atendimento via e-mail, fax e telefone.

Oziane Claro, responsável pela Divisão de Educação Infantil no município, defende que o trabalho com as crianças nas primeiras etapas da vida são fundamentais para dar subsídios e base estrutural para as etapas seguintes. “Nesta fase, quanto mais estímulos a criança recebe, mais elas assimilam o aprendizado”, analisa. Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação, completa que o evento vem somar o trabalho que o município tem feito em relação à consciência ecológica. “Será uma grande ação e um complemento ao nosso trabalho em Teresópolis. Temos no município uma banda que fabrica os instrumentos com objetos recicláveis e o tema tem sido bastante recorrente aqui”. Para Simone Monteiro, responsável pelo setor pedagógico do Ensino Fundamental, o evento tem muito a contribuir com as crianças e o resultado esperado é extremamente positivo. “Nessa fase, as crianças tendem a aprender e absorver o aprendizado, as mensagens e conceitos através de atividades lúdicas e brincadeiras”, comenta.

O evento

Durante o evento, as crianças se reúnem em pequenos grupos sobre tapetes coloridos, acompanhadas de seus professores e de monitores. Durante a oficina, os pequenos desenvolvem seu próprio instrumento musical e outras atividades lúdicas relacionadas aos temas propostos para o encontro. A atração principal da iniciativa é o Grupo Construindo a Música, de Curitiba, que trabalha com as crianças repertório e oficina para montagem de um objeto musical, a partir de elementos descartados no dia a dia, promovendo a consciência ambiental.

Naldemir Mendes, coordenadora regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, salienta que o trabalho em Teresópolis tem focado a formação dos professores e gestores, preocupando-se em fundamentar teoricamente esses profissionais, ampliando as possibilidades de reflexão sobre a prática pedagógica e proporcionando espaços fundamentais de discussão e troca de experiências com o material didático e com o portal. Sobre o “Quero ser Grande”, ela explica que a ação levará aos alunos do município à proximidade com as diferentes linguagens artísticas, como a música, a representação, a improvisação e o movimento, desenvolvendo aspectos fundamentais das potencialidades humanas por meio da expressão e da sensibilização estética. “O evento traz nas entrelinhas uma reflexão sobre nosso papel na preservação da natureza e na utilização plena dos recursos produzidos pela sociedade. Tenho certeza que será um grande sucesso, efetivando a democratização do conhecimento humano e da produção artística e intelectual”, comenta.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui