Teresópolis toda na Internet

 

 

MEC reconhece curso de Farmácia do Unifeso

Bom desempenho na avaliaçãoEstudantes do curso de Farmácia do UNIFESO em atividade nos Laboratórios Multidisciplinares, no Campus Quinta do Paraíso - Foto: Arquivo Unifeso

Teresópolis, 07/12/2010 - O curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) comemora desde o fim do mês de outubro o conceito quatro – em uma escala que varia de um a cinco – na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ato de reconhecimento do curso.

“Atribuo este bom desempenho ao esforço e ao comprometimento do nosso corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de todo o apoio e envolvimento institucional”, declarou o professor Valter Luiz da Conceição Gonçalves, coordenador do curso.

Estudantes do curso de Farmácia do UNIFESO em atividade nos Laboratórios Multidisciplinares, no Campus Quinta do Paraíso - Foto: Arquivo UnifesoEsta visita do MEC avalia quesitos como a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas. O conceito quatro é dado pelos avaliadores aos cursos considerados com ‘bom nível de qualidade’.

Para o professor Valter, este bom desempenho reflete o trabalho conjunto de toda a equipe. “A importância do conceito reflete o nível de qualidade do curso de Farmácia do UNIFESO no cenário regional e nacional, uma vez que estamos referenciados nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Farmácia, cumprindo todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento do processo de formação de recursos humanos de forma qualificada na área”, observou.

A visita do MEC

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o UNIFESO recebeu duas farmacêuticas com ampla experiência em avaliações do MEC. Na coordenação dos trabalhos, a professora Juceni David, titular da Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado pela University of Illinois (Chicago, EUA); acompanhada da professora Katia Silva, adjunta da Universidade Federal da Goiás, com pós-doutorado pela Universidade de Murica, na Espanha.

Elas visitaram todos os setores e estruturas utilizadas pelos estudantes no Campus Sede (Anatômico, Biblioteca Central, Laboratório de Habilidades, Auditório, Multimídia Biomédicas e uma sala de aula) e no Campus Quinta do Paraíso (Laboratórios Multidisciplinares, Serviço de Apoio ao Docente, Secretaria Geral de Ensino, salas de aula, Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Coordenação, Biblioteca Setorial, Laboratório de Informática, canteiro de obras da Farmácia-Escola e o início do horto de plantas medicinais), além da Farmácia Hospitalar que está localizada no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO).

“Foram vários os pontos que chamaram a atenção das avaliadoras em relação ao curso e à Instituição, mas destaco a qualidade do nosso corpo docente, a bibliografia atualizada do curso, a infraestrutura que conta com a construção da Farmácia-Escola e a proposta dos componentes curriculares Núcleo de Atividades Integradas e Portfólio Acadêmico, além do estágio curricular profissional supervisionado”, contou o professor Valter.

Curso é pioneiro na Região Serrana

Em atividade desde 2008, o curso de graduação em Farmácia do UNIFESO é o pioneiro da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Surgiu a partir da necessidade de formar profissionais farmacêuticos capacitados tanto para atender às demandas no serviço e na atenção à saúde de forma integral, quanto para suprir as necessidades regionais do setor farmacêutico.

O UNIFESO forma o profissional da saúde que trabalha com o fármaco-medicamento e as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos nos aspectos social, científico e tecnológico. Este tem o dever ético de estar comprometido com a política de saúde vigente e, em particular, de auxiliar no desenvolvimento e implantação de uma política de medicamentos que atenda às reais necessidades da população. A duração do curso é de oito semestres letivos, com uma carga horária total de quatro mil horas, sendo 867 horas de estágio e 200 horas de atividade complementar. As aulas acontecem no turno da noite no Campus Quinta do Paraíso.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui