Teresópolis toda na Internet

 

 

Orquestra Camerata Theresa Christina

1ª apresentação da 1ª orquestra da cidadeFoto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 02/12/2010 - Um clima de emoção tomou conta da Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, no último sábado, dia 27 de novembro, quando foi realizada a primeira apresentação oficial da Camerata Theresa Christina, a primeira orquestra de Teresópolis.

O concerto, em formato de ensaio aberto, incluiu temas consagrados da música clássica, encantando a plateia. Composta por 20 integrantes, todos músicos de Teresópolis, a orquestra leva o nome de Theresa Christina como homenagem à princesa que deu nome à cidade.

Foto: Cláudio FurtadoEm sua primeira apresentação pública, a orquestra emocionou por quase uma hora e meia. Sob a regência do maestro Zdeneb Svab, titular da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, com participação de Fabrizio Claussen como solista, o grupo apresentou repertório basicamente de música clássica, com destaque para peças de Bach e Mozart, entre outros compositores consagrados.

“A montagem da nossa primeira orquestra simboliza a realização de um dos nossos maiores projetos, dentro do processo de renovação cultural da cidade. Inicialmente, o conjunto atuará em formato de camerata, ou seja, orquestra de câmara, para exibição em locais fechados. Mas, futuramente, queremos ampliá-la, transformando-a em orquestra sinfônica. A ideia é que o grupo, que já é profissional, se aperfeiçoe mais a cada dia, representando Teresópolis não somente em eventos locais, mas também em outros municípios”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. “A estreia, ainda que como ensaio aberto, foi um sucesso. Fiquei surpreso com a qualidade dos músicos e a exatidão na execução do repertório”, completou o Subsecretário, Ronaldo Fialho.

“Achei ótimo. Para uma primeira apresentação então, nota 10. Teresópolis estava mesmo precisando de eventos deste nível, com músicos e repertório de qualidade”, comentou a hoteleira Karen Philipp.

A Camerata Theresa Christina realiza sua segunda apresentação nesta quinta-feira, 2 de dezembro, às 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, dentro da programação da ‘Consciência Ampla Cultural’. A orquestra realiza ensaios às quartas-feiras, no Centro Cultural Bernardo Monteverde, e aos sábados, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. As audições, para escolha de novos componentes, estão abertas e os interessados em participar podem agendar data através do telefone 2642.1061.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui