Teresópolis toda na Internet

 

 

II Jornada de Economia Solidária

Evento aconteceu na Casa de Portugal

Secretário Rudimar Caberlon destaca o incentivo da Prefeitura aos projetos de economia solidária - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 02/12/2010 - Com o objetivo de reunir pessoas e pequenas empresas que possuam projetos e/ou negócios na área de economia solidária e assim fortalecer esta prática, aconteceu em Teresópolis nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, na Casa de Portugal, a II Jornada de Formação do Polo Serrano de Economia Solidária.

A realização é do Neates – Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários no Estado do Rio de Janeiro, projeto do Governo Federal executado no Estado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Atualmente no país existem cerca de 22 mil empreendimentos desenvolvidos no sistema de economia solidária, uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

A jornada de estudos reuniu integrantes dos projetos de economia solidária de Teresópolis, Bom Jardim e Nova Friburgo. Teresópolis esteve representada por integrantes do Espaço Mulher, da Secretaria dos Direitos da Mulher, Costura, Culinária e Operação Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, e pelos secretários Norma Suely Gomes e Rudimar Caberlon, que destacou o crescimento do setor em Teresópolis.

Representando o Fórum de Economia Solidária, Ary Moraes, falou sobre este crescimento. “Atualmente existem 18 Estados e em torno de 200 Prefeituras que têm pauta sobre economia solidária, além dos diversos ministérios envolvidos. Ou seja, esse processo de desenvolvimento acontece graças ao interesse das pessoas de investir neste tipo de negócio, que tem um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver”, enfatizou.

Apoio ao empreendedor

De acordo com Kalina Ligia Honório, coordenadora do Neates, o núcleo foi contratado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, para dar suporte aos empreeendedores solidários do estado do Rio de Janeiro. “A jornada é a uma etapa do nosso trabalho, na qual discutimos conceitos e a gestão dos empreendimentos, falando sobre as ferramentas de gestão, promovendo o fortalecimento desses negócios. A partir daí daremos assessoria técnica a essas pessoas”, explicou a coordenadora, lembrando que no país existem quatro Neates: Natal, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Kalina salientou que a economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui