Teresópolis toda na Internet

 

 

Encontro de Gestores de Cultura

Ações integradas entre várias cidadesFolia de Reis de toda a região acontecerá na cidade - Foto: Arquivo AsCom

Teresópolis, 02/12/2010 - Na última segunda-feira, 29, gestores de cultura dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Carmo, Nova Friburgo e Trajano de Moraes se encontraram na Casa da Memória Arthur Dalmasso, em Teresópolis, para a quarta reunião do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana.

O encontro mensal, que reúne também os municípios de Bom Jardim, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Duas Barras, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena, promove a integração da região e discute a criação do Plano Estadual de Cultura.

Na parte da manhã, os secretários dos oito municípios apresentaram sugestões para a regionalização da cultura, queixaram-se da falta de editais da Secretaria Estadual de Cultura que contemplem municípios do interior e do desconhecimento quanto à utilização dos recursos do Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro). Em seguida, os secretários almoçaram no Galpão da Cultura, conhecendo a oficina da decoração do Natal 2010 e, logo depois, voltaram à Casa da Memória Arthur Dalmasso, onde o representante do Governo do Estado, Delmar Cavalcanti, explanou sobre a criação dos fundos municipais de cultura.

Delmar lembrou que o fundo é necessário, pois integra o CPF da cultura, mas não é a prioridade. “É preciso que os municípios organizem os seus conselhos e busquem a construção dos planos de cultura”, disse, observando que sem o conselho e o plano não adianta ter o fundo. Delmar lembrou ainda que é preciso que os municípios tenham leis para alimentar esses fundos, não dependendo exclusivamente de recursos estaduais e federais.

Principal assunto do encontro de Teresópolis, ficou definido o primeiro evento do Corredor Cultural da Região Serrana, que vai trazer à cidade, nos dias 8 e 9 de janeiro de 2010, folias de todos os municípios que compõem o Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana. “É o primeiro resultado concreto dessas nossas conversas mensais. Vamos conhecer as folias de cada município, integrando culturalmente a região”, lembrou o Secretário de Cultura Wanderley Peres. Da ampla discussão dessa primeira ação, surgiu também em Teresópolis a ideia de criar outras ações regionais, como um encontro regional de artesanato, de violeiros, de sanfoneiros e de cultura de raiz, contemplando os demais municípios.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui