Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis EnCena foi sucesso de público

Destaque dos artistas da cidade

Espetáculo 'A Moral da História' - Foto: AsComTeresópolis, 30/11/2010 - Vinte e cinco apresentações para todos os gostos e idades, em diversos locais, com plateia cheia durante 13 dias consecutivos. Com este saldo positivo, foi encerrado no último domingo, dia 28, o Teresópolis EnCena, festival de teatro promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Sesc e a Fecomércio.

Realizado de 16 a 28 de novembro, sempre com entrada franca, o festival contou com uma série de espetáculos teatrais, encenados no Teatro Municipal, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, na Calçada da Fama, na Praça Olímpica Luis de Camões e também em escolas da rede municipal.

Espetáculo 'A Floresta Encantada' - Foto: AsComIntegrando a programação, também foram realizadas duas oficinas de teatro e uma exposição em homenagem ao ator Nino Honorato, que pode ser vista na área de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch, até o dia 12 de dezembro.

“Queríamos oferecer ao teresopolitano um festival que mostrasse o talento dos artistas locais, valorizasse a modalidade artística do teatro e oferecesse à população uma opção de entretenimento cultural com qualidade. E os três objetivos foram alcançados com sucesso neste festival. Oferecemos boas atrações ao público, que por sua vez soube prestigiar e reconhecer a qualidade dos espetáculos. Um resultado extremamente positivo, que só temos a comemorar”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

As últimas atrações do festival, que teve coordenação do professor Ayrton Rebello, aconteceram no final de semana, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e no Teatro Municipal. A tarde do sábado, 27, foi destinada às crianças, com a apresentação do espetáculo ‘Canta Enquanto Conta’, encenado pelo Grupo Pirueta, no Teatro Municipal. À noite, o público conferiu outras duas peças: ‘Oração’, com o Grupo Nóis e Eu, encenada no Teatro Muncipal, e ‘Adoleloucos’, com os alunos de teatro da Secretaria de Cultura, encenada na Casa de Cultura.

No domingo, 28, foi a vez das três últimas atrações do festival. Na Casa de Cultura, artistas e adeptos do teatro passaram a tarde na oficina ‘Teatro sem Arquitetura, Dramaturgia sem Literatura, Ator sem Papel’, com técnicas ministradas pelo renomado teatrólogo Amir Haddad. E no Teatro Municipal, foram encenadas as duas últimas peças do evento. ‘A Floresta Encantada’, com o Grupo Hocus Pocus e direção de Adriano Ramires, divertiu a criançada à tarde. E, encerrando o festival, o Grupo Brômio, com Thiago Hausen, Pedro Cavalcante e André Siffert, arrancou muitos aplausos do público à noite com a peça ‘A Moral da história’.

A escola que eu quero pra mim

Na tarde de sábado, 27, paralelamente ao Festival de Teatro EnCena, foi realizado no saguão do Teatro Municipal, no segundo andar da Prefeitura, o lançamento do livro ‘A escola que eu quero pra mim’, da escritora Andrea Viviana Taubman. Com 32 páginas, destinado a leitores iniciantes, o livro reflete o desejo de pais e crianças de que a escola seja realmente um ambiente alegre, de crescimento tranquilo e onde os desafios sejam encarados de forma natural.

O texto ressalta a importância do ambiente escolar, como complemento do espaço de casa. Ao mesmo tempo, a autora faz uma crítica positiva aos elementos e valores que poderiam aperfeiçoar o aproveitamento escolar dos estudantes, como professores e diretores melhor preparados para ouvir as necessidades infantis e para trabalhá-las a fim de gerar progressos individuais. “Numa linguagem adequada para as crianças, o livro indica como tornar a escola um ambiente mais saudável e feliz”, conta Andrea. “Agradeço à Secretaria de Cultura por todo o apoio que recebi para o lançamento do livro. Achei ótimo fazê-lo aqui na Prefeitura, aproveitando este belo espaço e também a concomitância do Teresópolis EnCena. Um evento completou o outro”, disse a escritora.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui