Teresópolis toda na Internet

 

 

'Projeto Tilápia' em destaque

Peixe é tema de iniciativa no Unifeso

Teresópolis, 30/11/2010 - Um gênero de peixe com qualidade expressiva na culinária e diferenciado por suas propriedades organolépticas (capazes de impressionar nossos sentidos) tem sido objeto de um importante estudo desenvolvido por estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

A iniciativa, intitulada “Projeto Tilápia”, está ligada a diversas disciplinas da graduação, e envolve os alunos de quase todos os períodos. Além da Responsabilidade Social com a questão da alimentação humana, o projeto envolve também experimentos que acrescentam conhecimento à comunidade científica.

O projeto de criação de Tilápias é dirigido pelo professor Aloísio Sturm, da disciplina Aquicultura, e apoiado por outros docentes. Os animais são criados em um tanque de terra, no próprio Campus Quinta do Paraíso, onde os estudantes contam com amplas instalações como laboratórios e uma fazenda que possibilita o ensino-aprendizado prático e pesquisas com animais.

Segundo o professor André Vianna Martins, coordenador do curso, “a escolha da Tilápia como espécie a ser pesquisada se prende ao fato da grande demanda mundial, nacional e local. O peixe destaca-se por sua capacidade de tolerância às condições adversas do clima e à boa adaptação para criações pequenas ou em grandes espelhos d’água”, explicou.

Pesquisa e responsabilidade social

No mês de dezembro de 2009, aconteceu o último ciclo produtivo (despesca), quando os peixes obtidos (aproximadamente 50 kg já filetados) foram destinados ao processamento pela disciplina Tecnologia de Pescado, depois doados aos funcionários do Campus Quinta do Paraíso e fornecidos para degustação com alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina Veterinária no evento Café Científico. Além disso, outro projeto proveniente da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social proporcionou a criação de Tilápias no próprio tanque da Secretaria. Os peixes mantidos no Campus e na Secretaria hoje são utilizados em trabalhos acadêmicos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Novos projetos

Com o sucesso no projeto-piloto do UNIFESO com as Tilápias, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Social, a coordenação do curso de Medicina Veterinária já planeja novas pesquisas que incluem soluções para a produção de alimentos nutritivos à população.

“Estamos em fase de execução do segundo projeto consorciado de Tilápia e camarões da Malásia, além de um estudo com duas variedades genéticas de Tilápia, desenvolvido na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. De acordo com os resultados obtidos, o projeto poderá ser uma unidade de experimento cujos dados serão repassados a pequenos produtores da região como alternativa de alimento de qualidade nutricional destas comunidades, o que atinge o objetivo de responsabilidade social de nossa Instituição”, adiantou o coordenador André Vianna. Ele contou ainda que, só neste período, foram iniciados três projetos de pesquisa na forma de TCC e iniciação científica, que envolvem a integração com os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui