Teresópolis toda na Internet

 

 

2.500 atendimentos no Ação ProJovem

Saúde, beleza, lazer e cidadaniaEspaço Beleza - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 30/11/2010 - Os teresopolitanos tiveram um dia especial no último domingo, 28, durante a primeira Ação Comunitária ProJovem Trabalhador. O mutirão de serviços integrados foi realizado pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, e pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho e Emprego.

Das 9h às 17h, foram registrados cerca de 2.500 atendimentos gratuitos em diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania, beleza e lazer, nas tendas montadas na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura.

Prefeito Jorge Mario acompanha o serviço do Espaço Beleza - Foto: Marco Esteves“Ação inédita realizada em parceria com o Governo Federal e envolvendo praticamente todas as secretarias municipais, além de entidades e empresas parceiras, a Ação Comunitária ProJovem disponibilizou importantes serviços gratuitos para a população. Foi um dia de promoção da cidadania e um chamamento ao voluntariado. O comparecimento do público comprovou o sucesso do evento”, comemorou o Prefeito Jorge Mario, que prestigiou a ação acompanhado da primeira-dama, Cláudia Sedlacek.

Aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, emissão de carteiras de identidade e de trabalho, corte de cabelos, manicure, maquiagem, atividades recreativas e desportivas e city tour.

Esses foram alguns serviços oferecidos de graça ao público que prestigiou o evento, em setores nomeados como Espaço Saúde, Espaço Cidadania, Espaço Beleza, Espaço Lazer e Espaço Turismo. Palestras e workshops foram realizados no auditório da Câmara Municipal, abordando temas como mercado de trabalho, empreendedorismo, Orçamento Participativo e saúde da mulher. Todos os atendidos contaram com lanche após as atividades e concorreram ao sorteio de diversos brindes.

Primeira-dama Cláudia Sedlacek e a filha Letícia, Prefeito Jorge Mario, instrutora do curso de serviços pessoais e Secretário de Trabalho Marcos Ferreira dos Santos - Foto: Marco EstevesOs atendimentos foram garantidos pelos cerca de mil alunos dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa ProJovem Trabalhador, distribuídos nas áreas em que estão sendo capacitados, e também por profissionais de várias secretarias municipais. “Eles começaram os cursos com os módulos de capacitação social, onde tiveram aulas de cidadania, responsabilidade social e ética. Tudo isso foi colocado em prática na Ação Comunitária. É o cidadão a serviço da comunidade”, definiu o coordenador geral do ProJovem Trabalhador em Teresópolis, Valdir Roberto da Silva.

Também foram parceiros do evento a ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Sincomércio, SEBRAE/RJ, DETRAN e várias empresas da cidade. A logística de segurança e organização contou com o apoio do efetivo do Tiro de Guerra.Espaço Lazer - Foto: Marco Esteves

Compromisso social

Programa de capacitação profissional promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Projovem Trabalhador Teresópolis tem mil alunos inseridos em cursos gratuitos nas áreas de administração, esporte e lazer, serviços domiciliares, serviços pessoais, informática, saúde e turismo. Os estudantes receberam material pedagógico, mochila e camisetas. Além disso, são oferecidos lanche, transporte e bolsa auxílio de R$ 600 durante o período do curso. Eles também receberão certificados de conclusão dos cursos.Odontologia no Espaço Saúde - Foto: Marco Esteves

Cidadania, saúde e auto-estima

Bastante procurado, o Espaço Saúde ofereceu medição de pressão arterial, atendimento odontológico e orientação sobre planejamento familiar e prevenção de doenças. A aluna Ingrid Lima, do curso de Administração no Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Araras), aproveitou o serviço odontológico da Ação Comunitária ProJovem para fazer uma limpeza dentária. “Esse tipo de mutirão ajuda muito as pessoas que têm dificuldade de acesso ao dentista. O atendimento foi muito bom”, enalteceu.

O Espaço Cidadania foi outro setor bastante movimentado. No local o público teve acesso à emissão de carteira de identidade e de trabalho, cadastro no balcão de emprego do Sine e informações sobre seguro-desemprego, fundo de garantia, cadastro único do Programa Bolsa Família e cadastro microempreendedor.

Morando em Teresópolis desde 2008, a aposentada carioca Dorcelina Marques Rabelo aproveitou ao máximo a Ação Comunitária ProJovem. Ela mediu pressão arterial, cortou o cabelo, fez as unhas e se maquiou no Espaço Beleza, um dos mais concorridos do evento. “Essa ação facilita muito o acesso da população a vários serviços importantes. O atendimento foi muito bom. Além disso, a gente conhece muitas pessoas. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou.

Lazer e diversão
Crianças aproveitam o domingo ensolarado e se divertem nos brinquedos - Foto: Marco Esteves

O público também foi brindado com diversas apresentações culturais durante a Ação Comunitária ProJovem, como dos corais das escolas municipais Governador Portella (Pinheiros) e Heleno de Barros Nunes (Fischer), da Banda de Tambores do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Araras) e do Grupo de Teatro, Coro e Orquestra da Primeira Igreja Batista de Teresópolis. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis da Prefeitura e acompanharam teatro de fantoches. Os mais velhos participaram de aulão de alongamento e ginástica. Rodas de capoeira da Associação Lagoa Azul e dos grupos Senzala e Ganga Zumbi, performance de grupos de dança e de lambaeróbica e a apresentação de ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba Mirim Petizes da Penha, do Rio de Janeiro, completaram a programação.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui