Teresópolis toda na Internet

 

 

Programas de residência do Unifeso recredenciados

MEC visitou instalações do Centro Universitário

Atividades dos programas de Residência Multiprofissional do UNIFESO, no Posto de Saúde Familiar Wilson Strucchi - Foto: Giovana CamposTeresópolis, 30/11/2010 - A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço e regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) através da lei 6.932 de 7 de julho de 1981.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) mantém Programas de Residência Médica (PRM) em seis áreas de conhecimento em Medicina, buscando promover o treinamento e a qualificação de profissionais para o exercício de sua especialidade, contribuindo para um bom atendimento médico na região, no estado e no país. Para 2011, foram abertas duas vagas por área, num total de 12, oferecidas a candidatos de todo Brasil.

O concurso público recebeu mais de 250 inscritos para seleção ao concurso de 2011, que começará no primeiro dia útil de fevereiro. Em 2010, os Programas receberam o recredenciamento pleno do MEC, que não fez nenhuma exigência ou diligência, e ainda autorizou aumento de vagas no PRM em Clínica Médica.

Os programas existem desde a década de 80 nos moldes de curso de especialização, mas foi na década de 90 que foram credenciados pelo MEC, através do parecer 044/96. O recredenciamento acontece a cada cinco anos junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), subordinada à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Na última visita in loco, em 9 de julho, os visitadores Júlio Cesar Meyer, Ana Lúcia Teixeira Pinto e Álvaro Veiga compareceram aos campi do UNIFESO, vistoriaram as instalações, e conversaram com os supervisores de PRM e também com os residentes.

Através do parecer 251/2010, aprovado em 05/08/2010, a Comissão Nacional de Residência Médica manifestou-se favorável à solicitação de recredenciamento dos programas nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, e Cirurgia Geral. Neste resultado, a comissão visitadora não fez nenhuma diligência, nem tampouco alguma exigência, o que comprova a qualidade e aprovação unânime dos Programas oferecidos. Atendendo a uma solicitação da Instituição, o MEC autorizou o credenciamento de mais uma vaga para o PRM em Clínica Médica.

De acordo com o professor Washington Sérgio Gonçalves Milezi, coordenador dos PRM da Instituição, a comissão observou as instalações no Campus Sede, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e conheceram, inclusive, o quinto campus do UNIFESO, onde funcionarão os ambulatórios. “Os avaliadores perceberam que as residências estão funcionando plenamente, e que a Instituição não só cumpre, mas vai muito além dos requisitos mínimos do MEC”, afirmou. Ele explicou ainda que a avaliação do PRM em Medicina de Família e Comunidade acontece em datas diferentes das demais áreas, e está credenciado até 2013, após visita que ocorreu em 2008.

A primeira fase do concurso de 2011 aconteceu em 26 de outubro, no Campus Sede da Instituição. Dos 254 inscritos, 42 foram convocados para participar da segunda fase, que aconteceu no período de 16 a 18 de novembro. O resultado final com os aprovados será divulgado no dia 30 do mesmo mês. O residente recebe uma bolsa de estudo mensal, que é financiada pela própria UNIFESO, no valor de R$ 1.916,45. Este valor será reajustado para 2011, já que o MEC estipulou um aumento de 22% na bolsa auxílio ao residente. Dependendo da área, a especialização dura de dois a três anos, com carga horária de 60 horas semanais. Atualmente, o UNIFESO mantém 26 estudantes nas seis áreas médicas. Além da especialização adquirida durante o período da residência, o residente do PRM em Medicina de Família e Comunidade conclui o Programa com mais um certificado, o do curso de Pós-Graduação em Atenção Básica em Saúde da Família. Como explicou o professor Washington, além dos cenários do HCTCO, os residentes dos PRM em Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade cumprem também, carga horária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Desde 2002, o UNIFESO desenvolve o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que engloba os profissionais da Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem. O Programa está na sua terceira turma e conta hoje com 12 residentes, sendo seis enfermeiros, quatro cirurgiões-dentistas e dois fisioterapeutas.

Segundo a professora Adriana Nunes Chaves, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional do UNIFESO, o programa está em fase de credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. O programa acontece através de um convênio do UNIFESO com o Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, de acordo com o Convênio n.º 1591/2008. “Este ano, no dia 26 de agosto, a FESO aprovou o regimento interno da Residência Multiprofissional em Saúde da Família”, acrescentou.

Como na Residência Médica, os estudantes da Multiprofissional recebem uma bolsa, com o mesmo valor e para igual carga horária, a ser cumprida em dois anos. Eles atuam em cenários de prática, como nas Unidades de Saúde da Família, no HCTCO, na Clínica-Escola de Odontologia, na Clínica de Insuficiência Cardíaca, entre outros, com o objetivo de formar profissionais competentes para desempenhar ações de promoção à saúde, diagnóstico e tratamento, com abordagem individual e coletiva. Com a vivência nas UBS, e toda a base teórica que adquirem ao longo da residência, também saem pós-graduados em Atenção Básica em Saúde da Família no fim da residência.

Curso de Pesquisa Clínica e Avaliação Crítica da Literatura

O Curso de Pesquisa Clínica e Avaliação Crítica da Literatura é uma opção de aperfeiçoamento que o UNIFESO oferece aos seus residentes e aos orientadores de serviço (supervisores) sem nenhum custo para os estudantes. As aulas acontecem em duas turmas: uma nas terças (noite) e outra nas sextas (manhã). Entre os objetivos do curso, está trabalhar desenhos de pesquisa, monografia e desenhos de estudo. Ele tem a carga horária de 40 horas, divididas em 10 encontros.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui