Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresopolitanos na Olimpíada de Língua Portuguesa

Escolas Municipais e Estaduais se inscreveram

Alunos, professores e diretores recebem suas homenagens pela participação - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 26/11/2010 - Sessenta escolas municipais e estaduais de Teresópolis inscreveram trabalhos para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que teve o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa foi do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Foram cadastrados 94 textos entre poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Para a etapa estadual foram enviados 54 textos, sendo 45 suplentes e 9 classificados. Na noite da última quarta-feira, 24 de novembro, esses 9 autores, juntamente com seus professores e respectivos diretores, foram recebidos no auditório da Secretaria Municipal de Educação para uma homenagem.

Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn enfatiza a importância da palavra - Foto: Marcelo FerreiraA iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, teve como objetivo principal o incentivo à participação das escolas e dos alunos e, segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, com a crença na força da palavra como instrumento de inclusão e transformação social.

“O mérito de nossos alunos competirem em uma Olimpíada de nível nacional é imenso, assim como a importância da Língua Portuguesa para a comunicação e instrumento de transformação. Não podemos nos esquecer que, assim como alimentamos nosso corpo com comida, a palavra também nos alimenta o espírito”, frisou Magali, que também é professora de Língua Portuguesa.

Alunos declamam os textos selecionados para a Olimpíada de Língua Portuguesa - Foto: Marcelo FerreiraA Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos. Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, participaram do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valorizou a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Segundo a chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla RaApresentação do Coral de Libras da Escola Lino Oroña - Foto: Marcelo Ferreirabello Ferreira, “ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade”. Na cerimônia, os autores classificados puderam ler seus textos e receberam diplomas e placas comemorativas em reconhecimento às suas participações na Olimpíada.

Ao final do evento, o Coral de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea, se apresentou, sob a regência de Cintia Tullu e direção da professora Jânia Lúcia. No encerramento, a coordenadora do Serviço de Educação do Ensino Fundamental, professora Simone de Souza Fernando, fez questão de lembrar que “a escrita é apenas uma forma de linguagem e o Coral de Libras mostrou que existem muitas mais”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui