Teresópolis toda na Internet

 

 

40 anos de Hospital das Clínicas

Sessão solene marcou a data

Sessão solene e culto ecumênico com o Coral do Hospital das Clínicas reuniu comunidade acadêmica, funcionários, autoridades e convidados - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 26/11/2010 - Realizados na última quarta, 24, no auditório do Unifeso – Centro Educacional Serra dos Órgãos, no Alto, sessão solene e culto ecumênico para marcar os 40 anos de fundação do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Reunindo diretores, médicos, funcionários, professores, estudantes e convidados, a solenidade foi prestigiada pelo Prefeito Jorge Mario, acompanhado dos secretários Rogério Lippe (Governo) e Solange Cirico (Saúde).

O Hospital foi inaugurado em 1970 e dois anos depois foi firmado convênio entre a Prefeitura e a FESO com o objetivo de atender de forma satisfatória as necessidades da população. Conveniado ao SUS, funciona como unidade de ensino da Fundação, sendo referência para 16 municípios da Região Serrana.

Prefeito Jorge Mario marca presença em ato comemorativo pelos 40 anos do HCTCO - Foto: Roberto FerreiraFormado em 1978 pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, mantida pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), Jorge Mario chegou a ocupar a cadeira de professor assistente de ginecologia na instituição, tendo também prestado atendimento no HCTCO.

“Sou grato a FESO, que me acolheu e me garantiu bolsa integral de estudos para que eu pudesse me formar. Também agradeço à fundação pelo acolhimento à minha filha, aluna do curso de Medicina e que se forma no ano que vem”, reconheceu o Prefeito. “Estamos à disposição para, de forma unida, construirmos uma cidade melhor, com o aperfeiçoamento da assistência médica à população e da formação profissional, com um hospital cada vez mais qualificado”.

O diretor geral da FESO e Reitor do Unifeso, professor Luis Eduardo Possidente Tostes, lembrou com emoção a trajetória de 40 anos do Hospital das Clínicas e da contribuição de todos os profissionais para o sucesso do estabelecimento. “O Hospital vem contribuindo de forma fantástica para o sistema de saúde na cidade. Sabemos das dificuldades ao longo do tempo e da luta para vencê-las, a fim de prestar atendimento digno e acolhedor à população. Unidade importante da FESO, o HCT tem como papel a melhoria da assistência à saúde e do ensino ofertado para a formação de profissionais comprometidos com a solidariedade”.

Em seu discurso, Luis Eduardo salientou que a presença do Prefeito Jorge Mario na sessão solene demonstrava a necessidade de firmar parceria entre Poder Público e instituição privada para melhor servir a comunidade. “A FESO está disposta e disponível para essa colaboração, por entender sua extrema necessidade. Precisamos de uma parceria concreta e expressiva para a formulação de políticas de governo com o compromisso de promover a saúde e contribuir com o desenvolvimento da região”.

Citando os nomes dos profissionais que ocuparam a direção geral do Hospital das Clínicas nos últimos 40 anos, o presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos e chanceler do Unifeso, Irineu Dias da Rosa, agradeceu a contribuição de médicos, enfermeiros e funcionários de apoio na construção da história do complexo hospitalar. “É importante o agradecimento: alunos, médicos, professores e funcionários são as raízes dessa árvore que vem dando frutos e prestando assistência extraordinária à saúde no município. Vamos, de braços dados, FESO e governos Federal, Estadual e Municipal marcharmos nessa luta de bem servir à comunidade e dar o nosso melhor a Teresópolis”.

Ao se referir à importância da unidade hospitalar, a Secretária Municipal de Saúde, Solange Cirico, fez questão de frisar que a história do Hospital das Clínicas de Teresópolis se mistura com a história da saúde no município. “O projeto de saúde de Teresópolis teve início com o HCTCO. Precisamos reconhecer isso”.

Fé e homenagens

O culto ecumênico em comemoração aos 40 anos do HCTCO foi comandado pelo padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, vigário da Matriz de Santo Antônio, no Alto, e pelo pastor Josué Cardoso dos Reis, da Igreja Batista Central, na Várzea, e contou com o acompanhamento musical do coral dos funcionários do Hospital das Clínicas.

Durante a cerimônia, foram homenageados os funcionários mais antigos do hospital. No segmento médico, recebeu placa comemorativa o chefe da Clínica Médica, Sávio da Silva Santos, admitido em 1971. No setor de enfermagem foi homenageada a auxiliar de enfermagem Malvina Joana Siqueira, contratada em 1972, e no segmento administrativo, Nestor de Moraes Vidal Neto, admitido em 1975.

Emocionada, a diretora geral do Hospital das Clínicas, Rosane Rodrigues Costa, agradeceu o empenho e a dedicação de todos os funcionários, salientando que, apesar das dificuldades, muitas ações vêm sendo realizadas para melhor atender a população. “Estamos ampliando o CTI e os quartos particulares, e adquirindo equipamentos. Em breve, vamos inaugurar a nova unidade ambulatorial do Hospital. É importante a participação de todos no processo de modernização e no futuro do HCT”.

40 anos de história

Complexo hospitalar de médio porte, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano presta assistência à saúde da população, desenvolve atividades de capacitação de recursos humanos e serve de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde, constituindo um importante cenário de prática para os estudantes dos cursos da área de Saúde.

É o único na cidade com atendimento 24h de emergência. Dispõe de 200 leitos, sendo 182 destinados ao SUS. Oferece os serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica (Cardiologia, Pneumologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias), Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Unidade Intermediária Neonatal e Centro de Tratamento Intensivo de Adultos.

O hospital conta ainda com ambulatórios especializados e serviços de apoio diagnóstico, realizando procedimentos de média e alta complexidade. É referência nas áreas de Traumatologia, Oftalmologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Terapia Renal Substitutiva, suportando ainda o atendimento de um número expressivo de politraumatizados oriundos da rodovia BR-116, em seu trecho privatizado entre Rio de Janeiro e Além Paraíba.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui