Teresópolis toda na Internet

 

 

38 novos formandos do PlanSeQ Carnaval

Formação ensinou a produzir adereços

Os formandos celebraram a ocasião com uma exposição de peças decorativas de carnaval, como máscaras, chapéus e acessórios de cabeça, confeccionados pelo próprio grupo durante o curso - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 25/11/2010 - Trinta e oito alunos do curso profissionalizante de adereços do PlanSeQ Carnaval (Plano Setorial de Qualificação Profissional do Carnaval) comemoraram nesta terça, 23, no Centro de Formação Profissional, em São Pedro, o encerramento das aulas.

Os formandos celebraram a ocasião com uma exposição de peças decorativas de carnaval, como máscaras, chapéus e acessórios de cabeça, confeccionados pelo próprio grupo durante o curso, seguido de um coquetel. O Prefeito Jorge Mario e o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, estiveram presentes na festividade, que contou ainda com as presenças da Supervisora da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) na Região Serrana, Zéze Fonseca, e da Coordenadora do PlanSeQ Carnaval/RJ, Célia Domingues.

O Prefeito Jorge Mario e o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, prestigiaram a festividade, que contou ainda com as presenças da Supervisora da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) na Região Serrana, Zéze Fonseca, e da Coordenadora do PlanSeQ Carnaval/RJ, Célia Domingues  - Foto: Roberto FerreiraO curso profissionalizante do PlanSeQ Carnaval Adereços, voltado para artesãos e carnavalescos, foi totalmente gratuito, teve início no dia 1º de setembro e foi concluído em 17 de novembro.

A formatura oficial, com direito a diploma do Ministério do Trabalho, acontecerá em dezembro na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, junto com as outras turmas de adereços de diversos municípios do estado do Rio. O projeto é uma realização da Prefeitura de Teresópolis em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, da AART (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro) e da Amebras.

“Esta já é a segunda edição do curso que tem o objetivo de não só qualificar a mão de obra, mas também de inserir o cidadão no mercado de trabalho e oferecer a ele a oportunidade de se organizar em cooperativas, gerando renda e trazendo riquezas para a nossa cidade”, ressaltou o Prefeito Jorge Mario.

Para o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, o PlanSeQ tem sido uma grande oportunidade para as pessoas de comunidades carentes que não tinham acesso gratuito à qualificação profissional. “A procura por esses cursos profissionalizantes tem sido cada vez maior, inclusive por artistas plásticos, o que demonstra a qualidade dos cursos. Não podemos olhar o componente de uma escola de samba meramente como membro desfilante, mas sim como cidadão que precisa de oportunidade de trabalho e renda”, afirmou Marcos Ferreira.

Segundo Célia Domingues, Coordenadora do PlanSeQ no estado do Rio, o projeto de qualificação profissional já é uma referência nacional e está em todos os estados que possuem Carnaval ativo. “A grande proposta do PlanSeQ Carnaval é qualificar e formar o profissional do Carnaval e fazer com que ele esteja preparado para trabalhar com qualidade em várias etapas do evento, contribuindo cada vez mais para essa festa popular tão conhecida mundo afora”, definiu Célia. Zéze Fonseca, Supervisora da Amebras/Região Serrana, estava emocionada. “Esse curso foi muito especial para mim porque a maioria deles não tinha contato com artesanato e hoje são verdadeiros artesãos do carnaval”, disse.

O caseiro Romildo Angêlo, de 37 anos, depois de cursar as aulas por dois meses se sente apto para trabalhar no ramo. “Este foi o primeiro curso profissionalizante que fiz. Nem imaginava que tivesse talento para arte”, disse. A aluna Patrícia de Carvalho já esta fazendo o segundo curso do Planseq em Teresópolis e aproveitou as presenças do Prefeito Jorge Mario para agradecer pela oportunidade e por toda assistência dedicada ao projeto. “Fiz o PlanSeQ EcoSol e a agora do Carnaval. Abracei as oportunidades e já estou pensando na cooperativa”, finalizou animada.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui