Teresópolis toda na Internet

 

 

Fórum discutiu tecnologia e educação

Unifeso sediou encontros científicosIV Fórum de Produção Acadêmica do CCT: “Inovação Tecnológica: o Capital Intelectual para o Desenvolvimento Social” - Foto: Luis Filippe Ullmann/UNIFESO

Teresópolis, 19/11/2010 - Na busca pela colaboração de empresas, de outras instituições de ensino e de parceiros para o fomento de ações e iniciativas que proporcionem acordos de cooperação científica e tecnológica, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO) realizou, de 10 a 13 de novembro, o IV Fórum de Produção Acadêmica.

Entre os objetivos estava criar um ambiente motivador para apoiar ideias, visando utilizar o conhecimento a serviço da sociedade e do desenvolvimento econômico regional.

Atividades como minicursos, oficinas, maratonas, palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e até uma gincana foram grandes atrativos do evento - Foto: Luis Filippe Ullmann/UNIFESO
O tema “Inovação Tecnológica: o Capital Intelectual para o Desenvolvimento Social” e as atividades como minicursos, oficinas, maratonas, palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e até uma gincana foram grandes atrativos do evento, que reuniu estudantes e professores do UNIFESO, e recebeu a presença de estudantes do ensino médio, especialistas convidados e autoridades da educação municipal.

A estudante Luana Marinho de Oliveira, do terceiro período de Engenharia de Produção, participou da subcomissão do Fórum, na qual os estudantes também tiveram o seu espaço para dar sugestões, indicar palestras e possíveis atividades.

Segundo ela, a Instituição teve uma grande dedicação para desenvolver o evento, criando uma estratégia para tornar as atividades mais atrativas e interativas para todos os cursos do CCT. “A proposta foi muito interessante porque incentivou uma participação intensa dos alunos e a interação entre os cursos. Nessas atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar, testar e colocar em prática seus conhecimentos. Achei muito interessante o CCT adotar este envolvimento do aluno”, ressaltou a estudante.

A discussão sobre os temas abordados nas atividades não se limitou às salas de aula. Nos corredores, alunos dos diversos cursos cultivavam discussões e, com entusiasmo, trocavam cada conhecimento novo e ideias adquiridas. Uma proposta da organização do Fórum que foi aprovada pelos estudantes. “O tema envolveu todos os cursos e estava bem diversificado. Mas o que mais me chamou a atenção foi a gincana, que forçou os participantes a trabalhar em grupo e criar estratégias”, apontou o estudante Vinícius dos Santos Honorato, do terceiro período de Engenharia de Produção. Junto com a estudante Luana, ele participou da 1ª Gincana Tecnológica. Segundo a dupla, a atividade exigiu que os estudantes participassem das demais atividades do evento em busca de pistas e informações, o que aumentou ainda mais o interesse dos alunos.

Quem saiu na frente nesta disputa foram as duplas Bruno Alves de Medeiros e Eduardo Ferreira, com o primeiro lugar; Hermano Lourenço Souza Lustos e Gustavo Pimentel de Medeiros, no segundo lugar, que levaram como premiação smartphones. O terceiro e quarto lugar foram individuais, garantidos a Vinicius dos Santos Honorato, e Moises do Amaral Baddini, respectivamente, que também saíram da gincana com novos celulares.

“Neste Fórum tratamos a inovação tecnológica nos temas das atividades e, coerentemente, vivenciamos inovações em sua estrutura operacional: os crachás dos participantes foram personalizados com QR-codes que podiam ser decodificados por câmeras de celulares e foram utilizados para registrar automaticamente a frequência nas atividades; a Gincana Tecnológica promoveu a integração entre estudantes de diferentes cursos do CCT; e tivemos uma cobertura em vídeo, feita através da câmera de um celular e transmitida em tempo real pelo site www.teresopolis.com.br. Enfim, tivemos um estímulo ao empreendedorismo inovador e, como desdobramento, pretendemos criar com estudantes e professores um banco de ideias inovadoras no CCT, potencializando a implementação de futuros projetos”, contou o professor Wagner Vianna Bretas, diretor do CCT.

Secretária de Educação fala sobre o mercado de trabalho

No dia 11, segundo dia do Fórum, uma mesa redonda que reuniu as professoras Márcia Andréia Cunha, antiga gestora da coordenadoria Serrana III do Governo do Estado; Magali Tayt-Sohn de Almeida, secretária municipal de Educação; Claudia da Silva, professora da rede estadual de Educação; Maria das Graças Medeiros, diretora do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO); Ana Carolina de Oliveira, do curso de Matemática do UNIFESO; e a assessora Estela Kaufman, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). Elas abordaram o tema “Perspectivas para o Profissional de Matemática”, com moderação da professora Elaine Maria Paiva de Andrade, coordenadora do curso de Matemática do UNIFESO.

“Tivemos pessoas verdadeiramente ilustres para compor a mesa porque acreditamos na educação deste país, e mais especificamente na do município de Teresópolis. Estamos muito felizes porque todos sabem do carinho que o UNIFESO tem por seus estudantes”, declarou a professora Elaine. Ela ressaltou para os estudantes a importância de participar de encontros como este. “A formação do professor é o diferencial. Ele deve sempre buscar se aprimorar para oferecer o melhor para os seus alunos”, afirmou.

A secretária municipal Magali Tayt-Sohn analisou a formação do professor de Matemática e como a profissão está na rede municipal. “Nós não podemos ter em sala de aula um professor que esteja com a sensação de opressor. Eu não sei em que momento na linha do tempo criou-se esta questão de ‘terrorismo velado’ com a disciplina de Matemática, mas eu tenho fé que vocês, que estão em outro momento da educação e com uma outra linha de formação, mudem este cenário. Pelo o que eu ouvi do discurso da coordenação fico muito tranqüila com os futuros profissionais daqui. Lembro que o professor não pode ser um mero repetidor das práticas pedagógicas, como assistimos muitas vezes nas escolas”, concluiu.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui