Teresópolis toda na Internet

 

 

Campanha contra aftosa até dia 30

Atenção produtores rurais

Teresópolis, 18/11/2010 - Os produtores rurais têm até o dia 30 de novembro para vacinar o gado bovino contra a febre aftosa. Quem possui até 50 bois tem atendimento gratuito da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que fornece a vacina e disponibiliza técnicos para a aplicação, sem custos.

O atendimento pode ser agendado de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 2644-6905. Os demais produtores devem adquirir a vacina em loja autorizada e aplicar em seus animais até o fim de novembro, quando termina a segunda etapa da edição 2010 da campanha de imunização.

“A vacinação é obrigatória por lei federal, pois a febre aftosa é uma doença que causa grandes prejuízos econômicos, no caso de gado de abate e leiteiro. Isso porque a carne e o leite dos animais doentes não podem ser consumidos. O proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa e pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias”, alerta o veterinário Marcos André Siqueira Cruz, da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, há 13 anos o Estado do Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa, pois neste período não registrou a doença em seu rebanho bovino. Esse resultado se deve à cobertura vacinal superior a 90% obtida nas campanhas de vacinação, que são realizadas duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro.

“Através da vacinação, a Prefeitura contribui para que o Estado do Rio de Janeiro continue como área livre da aftosa, sem o registro da doença em seu gado bovino”, destaca o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes.

O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no estado, permitindo que o Rio se destaque no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui