Teresópolis toda na Internet

 

 

'Doce Caminhada' contra o Diabetes

Dia Mundial de prevenção à doença

Teresópolis, 18/11/2010 - Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, 20, a Doce Caminhada.

A ação visa alertar a população sobre os cuidados com a doença. Com o tema “Diabetes – Educar para Prevenir”, a campanha tem o objetivo de garantir à população informações e esclarecimentos sobre a doença, além de detectar novos casos de diabetes.
 

“Devido ao seu caráter silencioso, até 50% dos indivíduos desconhecem serem portadores da doença. No adulto, o Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser evitado, assim como, se tratado adequadamente, pode-se evitar complicações crônicas como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, que podem resultar na amputação de membros. Por isso é tão importante o chamamento para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, explicou Walney Ramos de Sousa, médica, Coordenadora do Hiperdia (Sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos).

A mobilização sairá da Calçada da Fama e tem concentração prevista para às 9h, seguindo até a Praça Governador Portella (pátio da Prefeitura), onde serão realizadas atividades educativas, aferição da pressão arterial, de peso e altura , além de medição da taxa glicêmica.

O diabetes é uma doença caracterizada por um aumento anormal de açucar no sangue. A glicose, principal fonte de energia do organismo, quando em excesso pode trazer várias complicações à saúde. O Diabetes Mellitus atinge mais de 7% da população brasileira e cerca de 90% dos pacientes apresentam o tipo 2, cuja prevalência é maior em pessoas com sobrepeso e obesidade, na faixa etária de 40 a 69 anos.

A ação tem o envolvimento da Guarda Municipal, da Subsecretaria de Eventos, da Secretaria de Serviços Públicos e da Câmara Municipal, e também conta com as parcerias da Viação Dedo de Deus, Viação Teresópolis, UNIMED Teresópolis, SAF, Laboratório Abbott, Laboratório Novartis, Associação de Diabetes de Teresópolis, Aciat, Unifeso e Policia Militar.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui