Teresópolis toda na Internet

 

 

Títulos de Professor Emérito no Unifeso

Sessão solene com autoridades acadêmicas

Teresópolis, 18/11/2010 - No dia 11 de novembro, uma sessão solene com autoridades acadêmicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi convocada para outorgar títulos de Professor Emérito a sete nomes. Na Instituição, a concessão deste título é feita a docentes que se destacaram pelas atividades didáticas e de pesquisa e que contribuíram, de modo notável, para o seu progresso.

Na cerimônia, o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Serra dos Órgãos (FESO) e Reitor do UNIFESO, conferiu aos professores Eduardo Bruno, do curso de Medicina; Eugenio Paes Campos, coordenador de Medicina; Marco Antônio Naslausky Mibielli, do curso de Medicina; Mario Manoel Parreira Fortes, dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem; Sávio Silva Santos, do curso de Medicina; Valéria Maria Vidigal Botelho de Magalhães Iório, dos cursos de Ciência da Computação e Matemática; e Walter Tavares, do curso de Medicina; as homenagens. “Destaco estes professores que lutam com empenho e dedicação. Hoje o UNIFESO pode dizer muito obrigado a todos eles por terem trazido mais do que a docência, mas um projeto de vida”, enalteceu o Reitor.

Em seu discurso, a professora Edneia Tayt-Sohn Martucheli Moço, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), deixou claro aos homenageados que o mais importante não é o tempo em que eles estão na Instituição, mas a contribuição que eles trouxeram. “Todos nós que estamos presentes podemos no sentir homenageados partilhando com estes professores este momento”, acrescentou.

Para o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Wagner Vianna Bretas, o momento foi um marco histórico pelo fato do Centro ter, pela primeira vez, uma Professora Emérita atuante. “E que não se aposente tão cedo e continue com a gente por muito mais tempo”, brincou.

Para compor a mesa, também foram convidados o presidente da FESO e Chanceler do UNIFESO, Irineu Dias da Rosa; os professores José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; professor Vicente de Paulo Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; professor Luiz Fabiano Freire de Oliveira, Pró-Reitor de Administração; professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Também prestigiaram a solenidade os componentes do Conselho Diretor da FESO: Antonio Luiz da Silva Laginestra (Vice-Presidente), Alice Rodrigues Nunes Pereira, Basílio Nodar Matalobos, Jorge de Oliveira Spinelli e Kival Simão Arbex (Vogais).

Homenageados

Mais do que um título, os homenageados receberam durante a sessão solene o reconhecimento do UNIFESO e tiveram a oportunidade de contar um pouco de suas trajetórias e experiências vividas enquanto professores da Instituição. A data de ingresso de cada docente foi lembrada pelo presidente Irineu Dias da Rosa. “A Instituição existe porque vocês existem, professores eméritos e professores não eméritos”, enalteceu. “É um privilégio chegar aos 87 anos de vida e poder presidir uma solenidade desta”, declarou.

Eduardo Bruno

O professor Eduardo Bruno agradeceu ao colegiado do curso de Medicina pela indicação. “Confesso que na minha carreira fiz o melhor em prol do ensino, seja dentro da Instituição de Ensino Superior, seja nas unidades hospitalares”, confessou. Ele foi graduado em Medicina no ano de 1970 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois se especializou em diversas áreas como Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Legal. Seu trabalho no UNIFESO começou em 1975, na coordenação do Departamento de Cirurgia. Entre suas diversas funções, está a coordenação da Comissão de Ensino em Pós-Graduação, a vinculação à Comissão de Ética de Pesquisa da Instituição, à Comissão de Produtos Farmacêuticos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e a coordenação da Pós-Graduação do hospital.

Eugenio Paes Campos

O doutor Eugenio Campos, coordenador do curso de Medicina, definiu o UNIFESO como uma “Instituição de encontros e desencontros”. “O relacionamento bom é aquele que se faz na divergência, na discussão, desde que não ultrapasse o limite do respeito e da dignidade. E todos nós soubemos respeitar todos estes limites e aqui hoje estamos. A grande riqueza desta Instituição são as pessoas que nela convivem”, pronunciou emocionado. Ele é graduado em Medicina pela Universidade do Estado da Guanabara (1965) e em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) (1981). Tem experiência nas áreas de Medicina e Psicologia, com ênfase em Psicologia Médica e Grupoterapia. Também é doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) (2004). Desde 1972 leciona no UNIFESO e atualmente coordena o curso de Medicina. Ele também se dedica ao estudo e à pesquisa sobre estresse dos profissionais de saúde.

Marco Antonio Naslausky Mibielli

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1973), especialista em Ortopedia e Traumatologia, e mestre em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990), Marco Antonio Mibielli é professor do UNIFESO desde 1976. Durante a homenagem, ele confessou que sempre teve vontade de ensinar, e atribuiu aos estudantes este valor. “Eu gostaria de prestar uma homenagem aos alunos, pois este reconhecimento por parte dos discentes é que me faz seguir em frente”, declarou.

Mario Manoel Parreira Fortes

Mario Fortes começou sua trajetória como professor do UNIFESO em 1970 lecionando nas disciplinas de Anatomia Descritiva e Anatomia Topográfica. Ele ressaltou em seu discurso a importância da boa relação mantida na Instituição. “O que vale é o carinho, a dedicação e o amor fraterno”, apontou. Ele possui graduação em Medicina pela UFRJ (1966), graduação em História Natural Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Guanabara (1962), graduação em Faculdade de Direito pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1987). Entre diversas especializações, ele também cursou Mestrado em Anatomia Humana pela UFRJ (1988).

Sávio Silva Santos

“Queria dizer palavras de agradecimento a alguns visionários que há 40 anos criaram uma Faculdade de Medicina que beneficia a todos nós”. Assim o professor Sávio Santos iniciou as suas palavras que resumiram um trabalho de mais de 10 anos na Instituição. Ele é graduado em Medicina pela UFRJ (1968) e mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003).

Valéria Maria Vidigal Botelho de Magalhães Iório

A professora Valéria Iório, a única mulher homenageada na solenidade e o único docente que não tinha relação com a área da saúde, contou que veio para lecionar em um curso que estava começando em uma diferente área da Instituição. Ela começou como professora no UNIFESO em 1995 e hoje atua nos cursos de Ciência da Computação e Licenciatura em Matemática. Possui Bacharelado em Matemática pela PUC (1971), mestrado em Matemática pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1975) e doutorado em Matemática Pura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1978).

Walter Tavares

Em março de 1997, o professor Walter Tavares foi admitido na Instituição por concurso público de títulos e provas para atuar como professor da disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias do curso de Medicina. Até hoje, com muito orgulho, ele exerce a função. “Em algum momento da minha vida me defini como semeador. Na minha profissão vejo que o conhecimento é para se distribuir e compartilhar”, declarou. No ano de 1965 ele se graduou em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil – UFRJ, e é doutor em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela UFRJ (1974). Também exerce um papel importante como membro efetivo da seção de medicina da Academia Nacional de Farmácia e possui diploma em Tropical Medicine and Hygiene (DTM&H) pela Liverpool School of Tropical Medicine.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui