Teresópolis toda na Internet

 

 

Exposição 'Forma(ação) Gráfica'

Gravuras do Parque Lage em TeresópolisO público prestigiou a abertura da mostra, que apresenta autores também de Teresópolis e pode ser visitada até 12 de dezembro - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 17/11/2010 - Inaugurada no último sábado, 13 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, já está aberta à visitação pública em Teresópolis a exposição de gravuras ‘Forma(ação) gráfica: a experiência da EAV Parque Lage’.

Exposta em dois pólos locais, na Casa de Cultura e no Centro Cultural FESO Pro Arte, no Alto, a mostra é resultado da parceria entre a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), a Secretaria de Estado de Cultura, a Secretaria de Cultura de Teresópolis e o Centro Cultural FESO Pro Arte. A montagem em Teresópolis, que poderá ser vista até 12 de dezembro, representa a primeira itinerância da exposição, que percorrerá outras cidades do Estado do Rio em 2011.

“O espaço da Casa de Cultura, assim como das outras unidades que compõem a Secretaria, sempre esteve aberto aos artistas, buscando estimular as mais diversas manifestações culturais e oferecer atrações de qualidade ao público. Receber aqui uma exposição com a chancela do Parque Lage é um impulso a mais para o desenvolvimento do nosso trabalho. Vale a pena conferir”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Realizada na Casa de Cultura, a abertura da mostra contou com a presença do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, a diretora da EAV Parque Lage, Claudia Saldanha, o curador da exposição, George Kornis, e as artistas Malu Fatorelli e Suzana Queiroga. No teatro da Casa, uma mesa redonda foi realizada abordando o tema da mostra e também foi apresentado um vídeo institucional sobre o trabalho da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Após a abertura na Casa de Cultura, foi realizada visitação também no Centro Cultural Feso Pro Arte.

“É um prazer para nós recebermos esta exposição, que oferece ao público teresopolitano a oportunidade de apreciar a arte de novos artistas, assim como novas perspectivas a respeito das artes plásticas”, comentou o Subsecretário, Ronaldo Fialho.

“Mostrar este acervo é trazer à tona parte da história da EAV nos últimos anos e contribuir para o intercâmbio entre cidades tão próximas como Rio e Teresópolis. Esperamos que o público teresopolitano aprecie esta exposição e possa, em breve, nos visitar para conhecer de perto nossos ateliês de gravura e nosso programa de ensino e de exposições”, destacou Claudia Saldanha, durante o evento.

Sobre a exposição

Com curadoria de George Kornis, a mostra apresenta parte significante do acervo de gravuras da EAV, com mais de 60 obras recentemente restauradas e catalogadas. Algumas gravuras fizeram parte do projeto 14 para viagem, organizado por Rubens Gerchman, primeiro diretor da escola, e outras foram produzidas por Reila Gracie, a partir da parceria com alguns professores, durante os anos 90. A mostra conta também com outras obras agregadas, resultado de doações espontâneas por parte de artistas vinculados à escola.

A exposição reúne trabalhos dos seguintes artistas: Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Artur Barrio, Beatriz Milhazes, Bia Amaral, Cildo Meireles, Cristina Salgado, Dionísio Del Santo, Eduardo Sued, Evany Cardoso, Gastão Manoel Henrique, Gianguido Bonfanti, Giodana Holanda, Ileana Hochman, João Atanásio, João Carlos Goldberg, João Magalhães, Luiz Alphonsus, Luiz Ernesto de Moraes, Lygia Pape, Malu Fatorelli, Maria do Carmo Secco, Nelson Augusto, Paulo Paes, Roberto Burle Marx, Roberto Magalhães, Rubens Gerchman, Suzana Queiroga e Tina Velho.

Além da Casa de Cultura Adolpho Bloch e do Centro Cultural FESO Pro Arte, a mostra itinerante inclui atividades realizadas no Colégio Estadual Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro, e conta ainda com um terceiro ponto de exposição na Koncept, no Comary Shopping Center, no Alto, com obras apenas de artistas teresopolitanos, tendo também George Kornis como curador. No espaço, estão gravuras de Dirceu Werder, Horácio Coelho, Marina Dinonet, Aurora Bicalho, Marilu Andrasan, Roberta Camargo, Clélia Brito, Izadora Andrade, Márcia Tayt-Sohn, Vanessa Barini e Patrícia Lopes.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui